Conteúdo Exclusivo:

Transporte em Cachoeiro terá desvio durante Corrida Kids neste sábado

Corrida Kids Suspende Trânsito na Avenida Beira Rio em...

Reunião Preparatória da 40ª Feira da Bondade em Cachoeiro 2025

Feira da Bondade em Cachoeiro de Itapemirim Celebra 40...

Cachoeiro lança Programa Nosso Crédito para apoiar empreendedores

Programa Nosso Crédito disponibiliza microcrédito para empreendedores de Cachoeiro...

Governo do ES lança novo Pacto contra Violência e Feminicídio às Mulheres

Governo ESGoverno do ES lança novo Pacto contra Violência e Feminicídio às Mulheres

Governo do Espírito Santo Lança Novo Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Vitória, ES – O Governo do Estado do Espírito Santo realiza, nesta segunda-feira (2), às 10 horas, no Palácio Anchieta, o lançamento do novo Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio. O evento contará com a presença do governador Renato Casagrande e representa o início de um novo ciclo de compromisso interinstitucional com políticas públicas destinadas à proteção das mulheres e à garantia de seus direitos.

O novo pacto foi desenvolvido com base em um extenso processo de escuta ativa da sociedade civil, promovendo uma formulação participativa em colaboração com diversos órgãos e instituições. Este documento orientador estabelece diretrizes e metas a serem alcançadas até o ano de 2028, com previsão de 124 ações distribuídas em oito eixos temáticos. As ações contemplam o fortalecimento da rede de atendimento, estratégias de prevenção ao feminicídio e promoção da autonomia feminina, além do enfrentamento de violências em diferentes contextos sociais, como racismo, capacitismo, LGBTfobia e etarismo.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, enfatiza que o Pacto é uma conquista resultante de diálogos construtivos entre a sociedade civil e órgãos parceiros. "Este é um documento que nasceu do chão de luta. É fruto da articulação de movimentos sociais fundamentais para a criação da Secretaria Estadual das Mulheres e para a formulação de políticas públicas", declarou. Ela acrescentou que o novo pacto foi elaborado de forma participativa, através de escuta ativa de mulheres LBTs, mães atípicas, representantes de comunidades tradicionais e técnicos de diversas secretarias estaduais.

A coordenação do novo pacto é atribuição da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio da Gerência de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (GEVM), sendo monitorado pela Câmara Técnica do Pacto, que conta com 50 representações institucionais e sociais.

Durante o evento, os municípios da Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica formalizarão suas adesões ao pacto. Esse ato também permitirá a entrega dos Kits Mulher Viva +, que consistem em materiais e equipamentos indispensáveis para a implementação de ações municipais de acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher. A assinatura do pacto é uma condição para que os municípios recebam os kits, que fazem parte da estratégia do Governo do Estado de descentralizar e expandir a rede de proteção às mulheres, oferecendo apoio direto às gestões municipais.

O Governo do Espírito Santo espera que, nos próximos meses, mais municípios se integrem à iniciativa, consolidando uma rede estadual articulada e eficaz no enfrentamento às violências contra as mulheres.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
[email protected]

Fonte: Governo ES

Últimas

Newsletter

Mais Lidas

GCM de Cachoeiro apreende moto irregular com mais de R$ 11 mil em débitos

GCM de Cachoeiro Apreende Motocicleta com Restrição de Furto...

Convocação em Piúma: Entrega de Documentos para Motorista e Operário

Prefeitura de Piúma Convoca Candidatos para Entrega de Documentos Data:...

Sine de Anchieta oferece 31 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira 13

A cidade de Anchieta está com 31 oportunidades de...

Anchieta oferece 30 novas vagas de emprego nesta quinta-feira, 12 de outubro.

Na busca por uma oportunidade de trabalho, os moradores...

Ex-Palmeiras relata desafio de marcar Messi na MLS: “É sem conversa”

Thiago Martins fala sobre a possibilidade de retorno ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui