Conteúdo Exclusivo:

Procon de Cachoeiro oferece agendamento online para consumidores

Procon Cachoeiro Oferece Agendamento Online para Atendimento Presencial O Procon...

Cachoeiro realiza encontro sobre Outubro Rosa para servidoras municipais

Prefeitura de Cachoeiro promove encontro sobre câncer de mama...

Cachoeiro participa da 16ª Conferência Estadual em apoio ao SUAS

Início da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social Reúne...

Estudos sobre pesca da lagosta no Espírito Santo são apresentados em seminário.

Estudos sobre pesca da lagosta no Espírito Santo são apresentados em seminário.

A cidade de Marataízes vai sediar, na próxima quarta-feira (4), o Seminário da Pesca Sul Capixaba: Desafios e Perspectivas, que reunirá pesquisadores, gestores públicos, pescadores e profissionais do setor para discutir temas importantes para o avanço da atividade pesqueira no Espírito Santo.

Um dos principais objetivos do evento, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma e Prefeitura de Marataízes, é apresentar os resultados preliminares de estudos sobre a pesca da lagosta no Estado.

As pesquisas são realizadas por meio do projeto “Avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelas Instruções Normativas nº 138/2006 e 54/2019 que estabelecem os tamanhos mínimos de captura e período de defeso da Lagosta”, financiado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Conduzidos pelo Incaper e pelo Ifes – Campus Piúma, esses estudos analisam questões como o período de defeso, o tamanho mínimo para captura e as particularidades da reprodução da lagosta na costa capixaba. Os pesquisadores verificam se as normas nacionais, baseadas nas características do Nordeste, se aplicam à realidade do Espírito Santo ou se é necessário adequá-las ao contexto local. Além disso, o projeto envolve ações de campo, conscientização de pescadores e avaliação da legalidade de embarcações e equipamentos.

O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Seag e de organizações do setor, que debaterão o tema em mesa-redonda e responderão dúvidas dos pescadores sobre a atividade.

“Esse seminário, que integra as ações do projeto, é uma forma de repassarmos aos pescadores as informações sobre o que está sendo estudado. Será também um espaço para troca de experiências e promoção de práticas responsáveis e sustentáveis, com foco na garantia da legalidade da pesca da lagosta e, de modo geral, no fortalecimento da atividade pesqueira no Espírito Santo”, explica a extensionista do Incaper, Gláucia Praxedes, que coordena o projeto.

O Seminário da Pesca Sul Capixaba: Desafios e Perspectivas acontecerá no dia 04/12/2024 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Estrada das Cancelas, n° 111, Alto Lagoa Funda – Marataízes. Inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/fvjvJqTqeFrozBJq7.

A programação inclui diferentes atividades ao longo do dia, como recepção e credenciamento, abertura oficial, devolutiva do projeto, mesa-redonda sobre a lagosta, palestras sobre a atuação do MPA na pesca artesanal e pesca responsável, apresentação do Plano Estadual para o Fortalecimento da Pesca no Espírito Santo, entre outros.

O Seminário da Pesca Sul Capixaba promete ser um evento enriquecedor para todos os envolvidos no setor pesqueiro do Espírito Santo, trazendo novos conhecimentos e permitindo a troca de experiências entre os participantes. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da pesca da lagosta na região e fortalecer a atividade pesqueira como um todo.

Fonte: https://conexaosafra.com/

Últimas

Últimos dois dias para se inscrever em cursos gratuitos do Governo do ES

Prazo para Inscrições no Programa EmpregaJUV se Encerrará em...

Piquerez critica primeiro tempo apagado do Palmeiras contra a LDU

Piquerez lamenta apagão do Palmeiras no primeiro tempo contra...

Polícia Civil prende homem por abuso sexual de adolescente em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito e Prende...

Marataízes Lança Gabinete para Integrar Segurança Pública

Nova Iniciativa de Segurança Pública é Lançada em Marataízes...

Newsletter

Mais Lidas

Prefeitura de Anchieta convoca líderes para o Ciclo do Projeto Lidera+

A Prefeitura de Anchieta, em colaboração com a Secretaria...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Bahia triunfa sobre o Inter e se aproxima do G-4 no Campeonato Brasileiro

No duelo atrasado da Série B do Campeonato Brasileiro,...

Agendamento de transporte de pacientes em Cachoeiro agora é novo local

Novo Endereço para Agendamento do Transporte de Pacientes em...

Bahia apresenta Everton Ribeiro em treino decisivo antes de enfrentar o Inter

Treino decisivo do Bahia com retorno de Everton Ribeiro...

Últimos dois dias para se inscrever em cursos gratuitos do Governo do ES

Prazo para Inscrições no Programa EmpregaJUV se Encerrará em Dois Dias A Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo informa que...

Piquerez critica primeiro tempo apagado do Palmeiras contra a LDU

Piquerez lamenta apagão do Palmeiras no primeiro tempo contra a LDU Em uma partida repleta de expectativas, o Palmeiras enfrentou a LDU no último jogo...

Polícia Civil prende homem por abuso sexual de adolescente em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito e Prende Suspeito de Estupro de Vulnerável em Guarapari A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui