Conteúdo Exclusivo:

Procon de Cachoeiro participa do “MPES nas Comunidades” neste sábado

Procon de Cachoeiro Participa do "MPES nas Comunidades" com...

Audiência pública em Cachoeiro discutirá assistência social 2026-2029

Cachoeiro de Itapemirim Realiza Audiência Pública para Discussão do...

Cachoeiro amplia transporte para hemodiálise e prioriza saúde humana

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Amplia Atendimento com Transporte...

Exposição fotográfica destaca jongo do ES na Assembleia – ALES

Exposição fotográfica destaca jongo do ES na Assembleia - ALES

Quero que você atue como um redator de conteúdo. Escritor de SEO muito proficiente, que fala e escreve português fluentemente. Escreva um artigo longo otimizado para SEO para este título.

Movimento, ritmo e ancestralidade são a tônica da exposição “O Saber do Corpo no Sapê do Norte”, aberta nesta segunda-feira (31) na Assembleia Legislativa (Ales). A mostra é resultado de um trabalho de um ano de acompanhamento dos eventos culturais do Grupo de Jongo de Santa Ana por meio de fotografias. A exposição vai até a próxima sexta-feira (4), no térreo da Casa, próximo ao espaço Assembleia Cidadã.  

Durante o projeto, a fisioterapeuta e fotógrafa Aline Luísa de Paula Gonzaga acompanhou vários eventos do Grupo de Jongo de Santa Ana, em Conceição da Barra, fazendo registros fotográficos documentais e artísticos com foco sempre nos movimentos e expressões corporais da manifestação folclórica do Jongo. “Identificamos e reunimos informações sobre o grupo e sua história, produzindo um material que não apenas conta a história deles, mas ajuda a preservar essa história”, explicou a fotógrafa. O trabalho durou um ano, de dezembro de 2023 a dezembro de 2024.  

Fotos da exposição

A prática do jongo, com seus movimentos intensos e passos marcados ao ritmo do tambor, é uma representação vibrante da história, resistência e identidade dos integrantes do Grupo de Jongo de Santa Ana. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo/2023, através do edital de Artes Integradas, do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult/ES), governo do Estado, Governo Federal e Ministério da Cultura.  

Em 2005, o jongo foi registrado como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Eu sou mineira. Quando vim morar no norte do Espírito Santo fiquei encantada com o Jongo! É uma prática pouco reconhecida pela sociedade. Então, o projeto vem também reverter essa invisibilidade, destacando a importância do Jongo na reafirmação da identidade quilombola e na luta por seus territórios”, explicou Aline. 


Exposição

A exposição traz 17 fotografias em preto e branco, emolduradas, focadas nos movimentos e expressões corporais dos brincantes do Grupo de Jongo de Santa Ana. A mostra possui recursos de acessibilidade para pessoas cegas ou com deficiência visual. O título de cada fotografia está disponível em braile e um Qr Code leva à audiodescrição de cada imagem. Também estão disponíveis quatro exemplares do fotolivro que reúne informações detalhadas sobre o grupo e sua história. A mostra “O Saber do Corpo no Sapê do Norte” foi lançada em janeiro na sede do Parque Estadual de Itaúnas.

O convite para expor na Assembleia Legislativa foi da deputada Iriny Lopes (PT), procuradora especial da Mulher da Casa. “Em janeiro, em minha estadia em Itaúnas, fui à exposição fotográfica e me encantei com as imagens do Grupo de Jongo Santa Ana e convidei para expor na Assembleia Legislativa. É uma atividade da Procuradoria da Mulher, que encerra as atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março”.

Dezessete fotografias em preto e branco registram os movimentos e expressões corporais dos brincantes do Grupo de Jongo de Santa Ana

Exposição fotográfica em cartaz na Assembleia valoriza o jongo do ES

. Escreva as informações com suas próprias palavras, em vez de copiar e colar de outras fontes, Verifique também se há plágio porque preciso de conteúdo exclusivo e puro, Escreva o conteúdo em um estilo conversacional, conforme escrito por um ser humano (use um tom informal, utilize pronomes pessoais, mantenha a simplicidade, envolva o leitor). As palavras-chave também devem estar em negrito ao longo do artigo. Escreva conteúdo para que ele possa superar outros sites. O artigo deve conter parágrafos ricos e abrangentes, muito detalhados e com muitos detalhes, Não repita meu prompt. Não faça auto-referência ou perguntas ao leitor. Agora use frases de preenchimento genéricas. Use subtítulos úteis com títulos ricos em palavras-chave. Vá direto ao ponto com precisão e exatidão.

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Exposição fotográfica em cartaz na Assembleia valoriza o jongo do ES

Últimas

Polícia Civil em Linhares prende dois suspeitos por tráfico de drogas

Polícia Civil do ES realiza operação no bairro Interlagos...

Número de inscritos com 60 anos ou mais no Enem 2025 cresce 191%

Enem 2025: Diversidade Etária Marca Inscrições O Exame Nacional do...

Setades anuncia os trabalhos selecionados para Mostra Estadual de Práticas

V Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social e...

Polícia Civil prende foragido por homicídio e tráfico em Linhares

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Foragido por Homicídio...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro é referência em saúde no ES e Brasil segundo ranking nacional

Cachoeiro de Itapemirim se Destaca no Ranking Nacional de...

Abastecimento de água em Cachoeiro afetado por acidente em obra

Abastecimento de Água em Cachoeiro de Itapemirim Afetado por...

CRAS de Cachoeiro finalizam Outubro Rosa com cuidados e aprendizado

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeiro...

Fórum em Cachoeiro discute judicialização e soluções para a saúde

Fórum Municipal de Judicialização da Saúde debate desafios e...

Governador do ES abre a 72ª Reunião Nacional de Imprensas Oficiais

Espírito Santo Sedia 72ª Reunião Nacional da ABIO...

Polícia Civil em Linhares prende dois suspeitos por tráfico de drogas

Polícia Civil do ES realiza operação no bairro Interlagos e apreende drogas e municões Na madrugada da última sexta-feira (31), a Polícia Civil do Espírito...

Número de inscritos com 60 anos ou mais no Enem 2025 cresce 191%

Enem 2025: Diversidade Etária Marca Inscrições O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 registrou mais de 4,81 milhões de inscritos, abrangendo diversas faixas...

Setades anuncia os trabalhos selecionados para Mostra Estadual de Práticas

V Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui