Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro: Cachoeiraço 2026 coleta leite para o Banco de Alimentos

Cachoeiro de Itapemirim celebra retorno do Carnaval com solidariedade:...

Cachoeiro: Agroindústria Calvi conquista selo de qualidade nacional

Agroindústria Calvi Recebe Selo Arte e Expande Mercado de...

Cachoeiro avança em melhorias nas estradas do Parque do Itabira

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Avança na Manutenção de...

Brasileiro é premiado com Nobel do meio ambiente por pesquisa na Amazônia

Meio AmbienteBrasileiro é premiado com Nobel do meio ambiente por pesquisa na Amazônia

Antropólogo Brasileiro Eduardo Brondízio é Reconhecido com o Prêmio Tyler 2025

O antropólogo e professor Eduardo Brondízio, conhecido por sua atuação na área de antropologia ambiental, será agraciado com o Prêmio Tyler 2025, uma das mais altas distinções no âmbito da conservação ambiental, frequentemente descrito como o "Nobel do meio ambiente". A premiação, que Brondízio compartilhará com a ecologista argentina Sandra Díaz, ocorrerá em Los Angeles no dia 10 de abril de 2025. Eles se destacam como os primeiros sul-americanos a receber essa honraria.

Brondízio, lecionando na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e atuando como associado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui uma vasta experiência de 35 anos em pesquisas sobre a Amazônia. Ele se esforça para destacar a importância da valorização das comunidades ribeirinhas e dos povos tradicionais na conservação ambiental e nas políticas de sustentabilidade. Seu trabalho se alinha à promoção de justiça socioambiental, um tema relevante na atualidade.

Em entrevista à Agência Brasil, Brondízio comentou a relevância da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro em Belém. O professor enfatizou que as últimas edições de COP não apresentaram avanços significativos e que os impactos climáticos se tornaram inegáveis. A expectativa, segundo ele, é que a COP30 consiga gerar um acordo mais efetivo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e elaborar um plano abrangente para investimentos em adaptações climáticas.

Ao abordar os aspectos de sua pesquisa ligados à premiação, Brondízio destacou a interação entre desenvolvimento regional, mercados e mudanças ambientais, focando nas respostas de comunidades rurais na Amazônia. Ele também discute como essas dinâmicas, em níveis local e global, afetam a qualidade de vida de sociedades humanas e a contribuição das populações indígenas e rurais para a produção de alimentos.

Outros pontos tratados na entrevista incluem o papel crítico que as comunidades rurais e indígenas desempenham em soluções que conciliam conservação e desenvolvimento econômico. Contudo, o professor alertou para as pressões que a expansão agrícola e a urbanização exercem sobre essas comunidades, além das consequentes migrações.

A COP30, segundo Brondízio, poderá catalisar discussões e ações que busquem convergências entre diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios ambientais. A Amazônia e o Brasil terão um papel central nas tratativas, especialmente dada a necessidade de reverter a degradação social e ambiental da região.

Referente aos avanços nas últimas décadas, Brondízio mencionou a criação de áreas protegidas e a demarcação de terras indígenas, que garantem direitos para as comunidades locais e ajudam a conter a expansão do desmatamento e das queimadas. Contudo, ele apontou que essas vitórias ocorrem em um contexto de crescente desmatamento e urbanização, que criam novos desafios para a sustentabilidade.

Brondízio também chamou a atenção para as condições das cidades amazônicas, que enfrentam problemas de ocupações precárias e um aumento da violência urbana, consequência de uma interligação entre áreas urbanas, rurais e indígenas.

O professor concluiu destacando a importância de uma nova geração de líderes jovens na Amazônia, que têm a responsabilidade de dar continuidade aos avanços na proteção da biodiversidade e na promoção de um desenvolvimento sustentável. Para ele, a valorização social e cultural das comunidades locais é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e inclusivo para a região.

Esta reportagem da Agência Brasil retrata a relevância do trabalho de Eduardo Brondízio e seu impacto nas discussões sobre a sustentabilidade e a conservação ambiental, em um momento crítico para a Amazônia e para o planeta.

Pesquisador da Amazônia, brasileiro conquista Nobel do meio ambiente

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Idosos de Marataízes Celebram com Folia e Dança

Carnaval em Marataízes: Alegria e Inclusão Marcam o Desfile...

Bahia empata com Jacuipense e mantém liderança no Baianão

Bahia Frustra Torcida em Empate com Jacuipense Salvador, BA –...

Polícia Civil flagra furto de energia em propriedade rural em Castelo

Polícia Civil do Espírito Santo Flagra Furto de Energia...

Cruzeiro revela novas mudanças na escalação para decisão contra a URT

Cruzeiro Define Escalação para Decisão Contra a URT Em um...

Newsletter

Mais Lidas

Tsi Para Tus Depósitos De Casino

Tsi Para Tus Depósitos...

Jogue Caça Níquel Na Fenix Play

Jogue Caça Níquel Na Fenix Play Jogue caça níquel...

Serviços municipais em Cachoeiro durante o Carnaval: saiba mais!

Cachoeiro de Itapemirim Implementa Funcionamento Especial Durante o Carnaval A...

Bovinos, suínos e frangos: abate cresce no 4º trimestre de 2025

Produção Animal no Quarto Trimestre de 2025: Análise dos...

Dilema no Vasco: Diniz enfrenta pressão após sequência de fracas atuações

Entre Desempenho e Resultados: A Encruzilhada de Diniz no...

Idosos de Marataízes Celebram com Folia e Dança

Carnaval em Marataízes: Alegria e Inclusão Marcam o Desfile do Grupo "Alegria de Viver" Marataízes, ES – Num colorido desfile que encheu as ruas de...

Bahia empata com Jacuipense e mantém liderança no Baianão

Bahia Frustra Torcida em Empate com Jacuipense Salvador, BA – Apesar de já estar classificado para as semifinais do Campeonato Baiano e liderar a primeira...

Polícia Civil flagra furto de energia em propriedade rural em Castelo

Polícia Civil do Espírito Santo Flagra Furto de Energia em Castelo Nesta terça-feira (10), a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui