Conteúdo Exclusivo:

Exposição e Feira em Cachoeiro impulsionam a economia criativa local

Cachoeiro de Itapemirim Promove Exposição e Feira de Artesanato...

Cadastro do Cartão Escolar pela Internet em Cachoeiro é fácil!

Cachoeiro de Itapemirim oferece cadastro online para Cartão Escolar...

Garanta seus direitos em Cachoeiro durante quedas de energia elétrica

Interrupções no Fornecimento de Energia em Cachoeiro: Conheça Seus...

Marina Silva enfatiza papel do Brics na transição ecológica global

EducaçãoMarina Silva enfatiza papel do Brics na transição ecológica global

Ministros de Meio Ambiente dos BRICS Debate Ações Climáticas em Reunião sob Presidência Brasileira

Na última quinta-feira (3), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, deu início à 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do BRICS, um bloco que, além do Brasil, é composto por Rússia, China, Índia, África do Sul e, mais recentemente, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã. Durante a abertura, Marina enfatizou a capacidade dos países em desenvolvimento em liderar uma transição global ecológica justa.

Segundo a ministra, os membros do BRICS representam aproximadamente metade da população mundial e 39% do produto interno bruto (PIB) global, fazendo do grupo uma plataforma propícia para a inovação e a diversidade cultural. “Os BRICS são espaços cada vez mais férteis de inovação, ricos em diversidade cultural, com recursos estratégicos e imensa quantidade e qualidade de capital natural”, destacou.

A reunião tem como foco o aprofundamento de quatro temas centrais: desertificação, degradação de terra e seca; preservação e valorização dos serviços ecossistêmicos; poluição plástica e gestão de resíduos; e liderança coletiva para a ação climática, que está em sinergia com a Agenda 2030, o plano global da ONU para promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Os assuntos foram sugeridos pela presidência brasileira ao Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente do BRICS e selarão as diretrizes para a declaração ministerial e o plano de trabalho anual.

Marina Silva informou que o plano de trabalho, que será apresentado ao término da reunião, é resultado de meses de negociações entre as equipes técnicas dos países do BRICS, incluindo cerca de 50 atividades práticas nos campos da qualidade do ar, educação ambiental, biodiversidade, gestão de resíduos e químicos, recursos hídricos, zonas costeiras e marítimas, além da mudança do clima.

Durante seu discurso, a ministra utilizou a ideia de “mutirão”, proposta pelo presidente designado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), André Corrêa do Lago, convidando os países a se reunirem no combate aos impactos das mudanças climáticas, que já afetam diversas nações. Marina enfatizou a necessidade de ações concretas para aumentar a velocidade de reduções nas emissões de gases de efeito estufa.

Ela também fez referência ao acordo firmado durante a COP28 em Dubai, onde os países estabeleceram um Balanço Global (GST) como ferramenta do Acordo de Paris para avaliar os avanços na redução de emissões e para triplicar a produção de energia renovável e dobrar a eficiência energética, além de iniciar a transição para o fim do uso de combustíveis fósseis e do desmatamento.

A ministra ressaltou a importância de os países aumentarem suas ambições, apresentando a terceira geração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). Até o presente, apenas o Brasil e os Emirados Árabes Unidos já apresentaram metas de redução de emissões. O Brasil, por exemplo, comprometeu-se a reduzir entre 59% e 67% suas emissões até 2035, comparado ao ano de 2005.

“Este é um passo fundamental para assegurarmos a implementação dos compromissos que assumimos até aqui, na Convenção sobre Mudança do Clima”, concluiu Marina Silva, enfatizando ainda a necessidade de fortalecer os mecanismos de financiamento climático para que todos os países possam avançar na proteção da natureza e na adaptação à crise climática.

André Corrêa do Lago é o presidente da COP30 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Marina Silva destaca força do Brics como líder da transição ecológica

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

SINE de Anchieta abre 59 vagas de emprego; confira detalhes e documentos necessários

O SINE de Anchieta está oferecendo 59 oportunidades de...

Anchieta ganha Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher

Anchieta ganha Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher Anchieta, 20...

Indústria brasileira registra queda de 1,2% na produção em dezembro

Produção Industrial Brasileira Registra Queda de 1,2% em Dezembro...

Governo do ES promove a 29ª Semana Olímpica de Matemática em Aracruz

Espírito Santo Sedia a 29ª Semana Olímpica de Matemática O...

Newsletter

Mais Lidas

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Cadastro do Cartão Escolar pela Internet em Cachoeiro é fácil!

Cachoeiro de Itapemirim oferece cadastro online para Cartão Escolar...

Funcionário de transportadora é preso por furtos de R$ 300 mil na Serra

Polícia Civil do ES Prende Funcionário Suspeito de Furtos...

Haddad opta por não ir à ONU e foca em votação da reforma do IR

Ministros do Brasil Optam por Permanecer no País Durante...

Garanta seus direitos em Cachoeiro durante quedas de energia elétrica

Interrupções no Fornecimento de Energia em Cachoeiro: Conheça Seus...

SINE de Anchieta abre 59 vagas de emprego; confira detalhes e documentos necessários

O SINE de Anchieta está oferecendo 59 oportunidades de emprego para interessados em diversas áreas. A Casa do Cidadão, localizada na Avenida Marechal Deodoro...

Anchieta ganha Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher

Anchieta ganha Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher Anchieta, 20 de outubro de 2023 – A Prefeitura de Anchieta celebra um grande avanço no combate...

Indústria brasileira registra queda de 1,2% na produção em dezembro

Produção Industrial Brasileira Registra Queda de 1,2% em Dezembro de 2025 Em dezembro de 2025, a produção industrial no Brasil recuou 1,2% em relação ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui