Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro prorroga crédito especial para mulheres até abril!

Prefeitura de Cachoeiro Prorroga Programa Nosso Crédito para Fomentar...

Cachoeiro: UBSs recebem capacitação sobre tratamento da Tuberculose

Cachoeiro de Itapemirim Capacita Profissionais de Saúde no Combate...

Cachoeiro: Novos servidores tomam posse em 9 de abril, 1.060 aprovados

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Anuncia Posse de 1.060...

Marina Silva enfatiza papel do Brics na transição ecológica global

EducaçãoMarina Silva enfatiza papel do Brics na transição ecológica global

Ministros de Meio Ambiente dos BRICS Debate Ações Climáticas em Reunião sob Presidência Brasileira

Na última quinta-feira (3), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, deu início à 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do BRICS, um bloco que, além do Brasil, é composto por Rússia, China, Índia, África do Sul e, mais recentemente, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã. Durante a abertura, Marina enfatizou a capacidade dos países em desenvolvimento em liderar uma transição global ecológica justa.

Segundo a ministra, os membros do BRICS representam aproximadamente metade da população mundial e 39% do produto interno bruto (PIB) global, fazendo do grupo uma plataforma propícia para a inovação e a diversidade cultural. “Os BRICS são espaços cada vez mais férteis de inovação, ricos em diversidade cultural, com recursos estratégicos e imensa quantidade e qualidade de capital natural”, destacou.

A reunião tem como foco o aprofundamento de quatro temas centrais: desertificação, degradação de terra e seca; preservação e valorização dos serviços ecossistêmicos; poluição plástica e gestão de resíduos; e liderança coletiva para a ação climática, que está em sinergia com a Agenda 2030, o plano global da ONU para promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Os assuntos foram sugeridos pela presidência brasileira ao Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente do BRICS e selarão as diretrizes para a declaração ministerial e o plano de trabalho anual.

Marina Silva informou que o plano de trabalho, que será apresentado ao término da reunião, é resultado de meses de negociações entre as equipes técnicas dos países do BRICS, incluindo cerca de 50 atividades práticas nos campos da qualidade do ar, educação ambiental, biodiversidade, gestão de resíduos e químicos, recursos hídricos, zonas costeiras e marítimas, além da mudança do clima.

Durante seu discurso, a ministra utilizou a ideia de “mutirão”, proposta pelo presidente designado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), André Corrêa do Lago, convidando os países a se reunirem no combate aos impactos das mudanças climáticas, que já afetam diversas nações. Marina enfatizou a necessidade de ações concretas para aumentar a velocidade de reduções nas emissões de gases de efeito estufa.

Ela também fez referência ao acordo firmado durante a COP28 em Dubai, onde os países estabeleceram um Balanço Global (GST) como ferramenta do Acordo de Paris para avaliar os avanços na redução de emissões e para triplicar a produção de energia renovável e dobrar a eficiência energética, além de iniciar a transição para o fim do uso de combustíveis fósseis e do desmatamento.

A ministra ressaltou a importância de os países aumentarem suas ambições, apresentando a terceira geração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). Até o presente, apenas o Brasil e os Emirados Árabes Unidos já apresentaram metas de redução de emissões. O Brasil, por exemplo, comprometeu-se a reduzir entre 59% e 67% suas emissões até 2035, comparado ao ano de 2005.

“Este é um passo fundamental para assegurarmos a implementação dos compromissos que assumimos até aqui, na Convenção sobre Mudança do Clima”, concluiu Marina Silva, enfatizando ainda a necessidade de fortalecer os mecanismos de financiamento climático para que todos os países possam avançar na proteção da natureza e na adaptação à crise climática.

André Corrêa do Lago é o presidente da COP30 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Marina Silva destaca força do Brics como líder da transição ecológica

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

STF suspende decisão do TCU sobre reinício de controle de bebidas

Ministro do STF Suspende Retomada do Sistema Sicobe, Instalado...

Estreia de Renato Gaúcho: Fluminense enfrenta o Bragantino no domingo

Fluminense Apresenta Renato Gaúcho e Se Prepara para Enfrentar...

Governo do ES inicia serviço de oftalmologia no Litoral Sul e reforma creche

Governador Renato Casagrande Lança Ação em Saúde Oftalmológica em...

Craque Neto garante: Flamengo não será campeão do Brasileirão

Craque Neto Aposta em Internacional e Afirma que Flamengo...

Newsletter

Mais Lidas

VÍDEO: Operação Integrada Desmantela Quadrilha de Tráfico em Marataízes

A Polícia Civil do Espírito Santo, em parceria com...

Botafogo brilha em campo: elogios para o ídolo Igor Jesus

Ídolo do Botafogo é super elogiado após atuação O Botafogo...

Sedes regionais dos Jogos Escolares do ES são definidas para 2025

Jogos Escolares do Espírito Santo 2025: Sedes e Informações...

Pedrinho revela detalhes da negociação com investidor grego

Vasco: Pedrinho comenta investimentos e possíveis investidores em entrevista...

Cachoeiro encerra Mês da Mulher com palestras e reflexões significativas

Cachoeiro de Itapemirim Promove Ações em Homenagem ao Mês...

STF suspende decisão do TCU sobre reinício de controle de bebidas

Ministro do STF Suspende Retomada do Sistema Sicobe, Instalado para Controle da Produção de Bebidas Na última sexta-feira (4), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo...

Estreia de Renato Gaúcho: Fluminense enfrenta o Bragantino no domingo

Fluminense Apresenta Renato Gaúcho e Se Prepara para Enfrentar o Red Bull Bragantino Na tarde desta sexta-feira, o Fluminense realizou a apresentação oficial do novo...

Governo do ES inicia serviço de oftalmologia no Litoral Sul e reforma creche

Governador Renato Casagrande Lança Ação em Saúde Oftalmológica em Piúma Na manhã desta sexta-feira (04), o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui