Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeitos de Estelionato Imobiliário em Vila Velha
Vila Velha (ES) – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou, na última terça-feira (1°), a prisão de dois homens, de 34 e 59 anos, acusados de prática de estelionato imobiliário ao vender um terreno com documentos falsos. A venda fraudulenta causou um prejuízo de R$ 150 mil a uma vítima, e as prisões ocorreram em cumprimento de mandados de prisão nos bairros Santa Paula II e Centro, em Vila Velha.
Em investigações realizadas pelo 9º Distrito Policial de Vila Velha, apurou-se que os dois suspeitos, junto a mais duas pessoas não identificadas, estiveram envolvidos na prática criminosa datada de 30 de outubro de 2024. Eles são investigados por compor uma associação criminosa especializada em estelionatos imobiliários e já enfrentam outros inquéritos policiais.
A delegada Isabella Miranda, responsável pela unidade, explicou a mecânica do esquema. "Iniciamos uma investigação após a prisão em flagrante de dois indivíduos idosos que se apresentavam como proprietários de um terreno. Com isso, conseguimos identificar outros dois envolvidos que captavam terrenos e falsificavam documentos", afirmou. A delegada acrescentou que os criminosos se apresentavam como os verdadeiros proprietários dos imóveis para enganar suas vítimas.
De acordo com Isabella Miranda, os suspeitos utilizavam documentação falsa para conferir uma aparência de legalidade às transações. “Com esses documentos, eles se dirigiam aos cartórios para realizar transações que, posteriormente, resultavam em transferências financeiras dos compradores para eles. Na nossa unidade policial, há registros de pelo menos quatro inquéritos relacionados a este grupo”, acrescentou.
O primeiro investigado, de 34 anos, foi encontrado na Rodovia do Sol, após seu carro ser detectado por meio do cerco eletrônico. Durante a abordagem, os policiais encontraram diversos documentos pessoais que serão submetidos a análise. O segundo suspeito, de 59 anos, foi detido em sua residência após resistência à entrada da equipe, levando à necessidade de apoio da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV). Durante a operação, foram apreendidos outros documentos e um simulacro de arma de fogo.
Após a conclusão dos procedimentos legais, os homens foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil de Vila Velha prende dois homens por estelionato imobiliário, após venda fraudulenta de terreno que causou prejuízo de R$ 150 mil.
Fonte: Polícia Civil-ES.