Brasil Completa Quinteto Feminino e Enfrenta República Tcheca nos Qualifiers da Billie Jean King Cup
O Brasil está pronto para sua estreia nos Qualifiers da Billie Jean King Cup, a Copa do Mundo Feminina de tênis, que ocorrerá em Ostrava, na República Tcheca. A equipe brasileira, composta por Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Luíza Fullana e Ana Candiotto, enfrentará as donas da casa na próxima quinta-feira (10), a partir das 10h (horário de Brasília). No dia seguinte, sexta-feira (11), a seleção brasileira enfrentará a Espanha. Ambos os jogos são parte do Grupo B da competição.
Esta edição da Billie Jean King Cup marca uma mudança significativa em seu formato, alinhando-se à estrutura da Copa Davis, principal torneio masculino entre nações. Os 18 países participantes foram divididos em seis grupos com três nações cada, onde apenas as equipes que terminarem em primeiro lugar avançarão para as finais, agendadas para novembro em Shenzhen, China. A Itália, atual campeã, e a China, anfitriã, já estão garantidas na fase final.
Em preparação para os jogos, o técnico Luiz Peniza destacou a importância do formato que inclui a disputa obrigatória de duplas, permitindo que a equipe brasileira, que conta com jogadoras competitivas, maximize suas chances. “São três dias [de preparação] que precisamos deixar as nossas atletas prontas para enfrentar adversárias de bom nível”, afirmou Peniza.
Laura Pigossi e Luisa Stefani são esperadas em destaque, sendo reconhecidas por sua performance em duplas. Pigossi foi finalista do WTA 250 de Bogotá no último domingo (6), enquanto Stefani, atualmente na 38ª posição do ranking mundial, compartilha com a equipe brasileira a memória da conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio.
Stefani expressou sua empolgação com a competição. "Estou super animada, faz tempo que eu não jogo uma partida que define a classificação na BJKC. É muito bom ter esse terceiro ponto em jogo e estou pronta para entrar em quadra", disse a tenista.
O Brasil alcançou os Qualifiers ao vencer a Argentina nos playoffs realizados em São Paulo no ano passado, quando a equipe contava com Carolina Meligeni e Ingrid Martins. O melhor desempenho do país na Billie Jean King Cup ocorreu nas edições de 1965 e 1982, quando as brasileiras chegaram às quartas de final.
A Billie Jean King Cup, criada em 1963 e nomeada em homenagem à famosa tenista norte-americana Billie Jean King, tem como objetivo promover a igualdade nas premiações entre homens e mulheres no esporte. Recentemente, King foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama em Los Angeles.
Programação
- Quinta (10) – 10h: Brasil x República Tcheca
- Sexta (11) – 10h: Brasil x Espanha
A equipe segue confiante em sua jornada, visando uma classificação inédita para a fase final da competição na China.
Billie Jean King Cup: seleção de tênis estreia quinta nos Qualifiers
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes