Futebol Capixaba Alcança Novos Patamares com Apoio da TVE e FES
O futebol capixaba tem registrado um crescimento significativo ao longo dos anos, com a atuação da TVE (Televisão Educativa do Espírito Santo) sendo fundamental para essa ascensão. Em colaboração com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), a emissora pública, que detém os direitos exclusivos de transmissão, comemorou um série de recordes durante a edição de 2025 do Capixabão. O campeonato, que chega ao seu encerramento com a consagração do Rio Branco, que conquistou seu 39º título estadual no último sábado (05), destacou-se pela ampla cobertura e inovações nas transmissões.
A TVE exibe todos os 59 jogos do campeonato na televisão aberta, totalizando 139 horas de transmissão ao vivo. As produções especiais, como o pré-jogo das finais, contribuíram significativamente para a audiência. Em um passo rumo à modernidade e à acessibilidade, as partidas também foram disponibilizadas globalmente através do canal da emissora no YouTube. Essa estratégia resultou em mais de 1,5 milhão de visualizações, representando um aumento superior a 35% em relação ao ano anterior.
Além do bom desempenho nas plataformas digitais, o perfil @tveesportes no Instagram teve um desempenho notável, alcançando quase 6 milhões de contas e angariando 10 mil novos seguidores, um crescimento expressivo de 93%. A visibilidade do futebol capixaba foi ampliada, uma vez que, pela primeira vez, três jogos foram exibidos em TVs de todo o Brasil, devido a uma parceria com a TV Brasil, integrante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Entre as novidades, os jogos da fase inicial do campeonato também puderam ser vistos nacionalmente, além da tradicional exibição da final.
O trabalho da TVE em prol do futebol capixaba é evidente, com mais de 70 profissionais envolvidos nas transmissões — entre narradores, comentaristas, repórteres, cinegrafistas e técnicos. Para a finalização dos jogos, incluindo a grande final, foram utilizadas 12 câmeras, que contemplaram desde drones a câmeras retransmissoras de jogadas. A utilização de mais de oito microfones ao longo do estádio garantiu uma experiência imersiva aos torcedores.
Em comparação com o ano passado, a audiência das quartas de final, semifinais e finais cresceu cerca de 60%. O confronto entre Rio Branco e Porto Vitória atraiu um público significativo, com mais de 12 mil espectadores presentes no estádio, registrando o maior público em jogos de times capixabas desde 2015. Ao todo, a edição de 2025 do Capixabão, que teve início em 18 de janeiro, somou 140 gols, resultando em uma média de 2,3 gols por partida.
De modo a aprimorar a qualidade das decisões arbitrais, a TVE e a FES implementaram a arbitragem de vídeo (VAR) nos jogos do Capixabão. A operação do VAR foi conduzida pela emissora, que se tornou pioneira ao instalar e operar uma "Central de VAR". Ao longo do campeonato, 38 jogos contaram com o suporte dessa tecnologia inovadora.
Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia, ressaltou a importância do futebol capixaba não apenas para a cultura local, mas também como um fator de impulso para a economia. "O futebol capixaba passa por um momento de reestruturação, e a TVE é parte integral desse processo. A presença crescente do público nos estádios e o uso das camisas dos times locais evidenciam o valor do esporte em nossa cultura. A reestruturação da TVE pelo governador Renato Casagrande reflete nosso compromisso em potencializar a cultura e os esportes com profissionalismo e inovação", afirmou Pontini.
O Capixabão 2025 deixa um legado positivo, impulsionando o futebol local e consolidando a importância da TVE como uma plataforma vital para a difusão do esporte no Espírito Santo.
Para reviver as emoções da final do Capixabão 2025, assista: Final do Capixabão 2025.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin (27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
Instagram: @fundacaocarmelia | @tveespiritosanto | @tveesportes
Fonte: Governo ES