O IBGE divulgou recentemente os dados referentes ao volume de serviços no Brasil em fevereiro de 2025. Segundo os dados, houve um crescimento de 0,8% em relação ao mês anterior, ajustado sazonalmente. O setor se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia e 1,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica.
Na série sem ajuste sazonal, em comparação com fevereiro de 2024, o volume de serviços teve um avanço de 4,2%, sendo a 11ª taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano foi de 2,6% e o acumulado nos últimos 12 meses, em fevereiro de 2025, foi de 2,8%.
Destaca-se que quatro das cinco atividades investigadas apresentaram crescimento, com o setor de informação e comunicação liderando com um avanço de 1,8%. Outros setores que registraram aumento foram os serviços profissionais, administrativos e complementares, outros serviços e os prestados às famílias.
Além disso, a matéria traz informações detalhadas sobre a variação percentual em diversas atividades de divulgação ao longo dos meses, o desempenho dos serviços em diferentes unidades da federação, o setor de atividades turísticas, o transporte de passageiros e de cargas e a recente atualização nos métodos de ajustamento sazonal das pesquisas.
É importante destacar que os dados foram atualizados pelo IBGE com o objetivo de aprimorar a precisão das informações fornecidas e não implica em alteração dos dados originais. Para mais detalhes, é sugerida a consulta às notas técnicas disponíveis no site do IBGE.
Volume de serviços cresce 0,8% em fevereiro