Operação da Polícia Civil do Espírito Santo Visa Captura de Líder de Quadrilha de Furtos de Veículos
Cariacica, 22 de outubro de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e o Batalhão de Ações com Cães (Bac) da Polícia Militar, em colaboração com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer), deflagraram, na última quarta-feira (16), uma operação especial na região de Morrinhos, em Cariacica Sede. O objetivo foi localizar o líder da "Gangue da Hilux", uma organização criminosa especializada em furto de veículos e adulteração de placas.
Durante a ação, os policiais foram incapazes de localizar o suspeito, um homem de 29 anos. No entanto, um comparsa foi detido após uma intensa perseguição policial, que culminou em um acidente no município de Baixo Guandu.
Detalhes da Operação
Em coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira (22), o delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), detalhou as características da organização criminosa. “Esse suspeito já atuou no Estado do Paraná e trouxe diversos equipamentos eletrônicos usados na prática de crimes. Ele é responsável por fornecer ferramentas e treinamento aos comparsas, além de enviar as caminhonetes furtadas para receptadores em outros estados ou até mesmo para o exterior”, afirmou.
As investigações revelaram que os criminosos utilizam métodos sofisticados, como uma chave de fenda para acessar os veículos e um kit eletrônico facilmente encontrado à venda, que permite a leitura dos dados do carro. “Com uma chave emuladora, os bandidos conseguem dar partida nos veículos, especialmente nos modelos com sistema Start-Stop”, explicou o delegado.
Na manhã da operação, os policiais monitoravam o criminoso quando ele foi avistado dirigindo um Fiat Uno, veículo utilizado para apoiar a subtração de uma Toyota Hilux. Ao tentar abordar o suspeito em Cariacica, ele desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, perdendo o controle do carro e se embrenhando em uma área de mata.
Prisão e Investigações Continuadas
A Polícia Militar e a equipe do NOTaer foram acionadas para continuar as buscas, mas o líder da gangue não foi localizado. No entanto, a Toyota Hilux furtada foi encontrada no mesmo dia, em Baixo Guandu. O indivíduo que estava com o veículo tentou fugir, mas também foi detido pela polícia.
Nos últimos meses, a PCES prendeu cinco membros da organização criminosa. Durante operações na rodovia BR-259 em João Neiva e no município de Santa Leopoldina, dois homens e uma mulher foram capturados por esconder veículos roubados e auxiliar nas atividades do grupo.
Ação Comunitária
A Polícia Civil solicita a colaboração da população para localizar o criminoso foragido. Informações sobre seu paradeiro podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
Email para contato
Polícia Civil deflagra operação contra “Gangue da Hilux”; líder foragido e comparsa preso após fuga em alta velocidade.
Fonte: Polícia Civil-ES.