Pesquisa Revela Alto Apoio da População Brasileira para Ações de Redução de Metano
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) indica que 90% dos brasileiros apoiam iniciativas voltadas à redução da poluição por metano, o maior índice da América Latina e acima da média global de 82%. Em 2023, o percentual de apoio no Brasil era de 87%.
O estudo, encomendado pela Global Methane Hub, reúne especialistas, filantropos e organizações governamentais, com um fundo coletivo superior a US$ 200 milhões destinado à mitigação do metano globalmente.
Marcelo Mena, diretor executivo do Global Methane Hub, atribui esse alto índice ao impacto das mudanças climáticas que o Brasil enfrenta. “Os brasileiros estão demonstrando alguns dos maiores níveis de apoio a ações climáticas ousadas nas Américas. Eles entendem o que está em jogo e veem a redução do metano como prioridade para evitar o aquecimento do planeta mais rapidamente”, enfatizou Mena.
A pesquisa também revelou que 53% dos entrevistados brasileiros afirmam ter familiaridade com o metano. Quase 80% apoiam uma política que exija a captura e o uso do metano desperdiçado na cadeia de suprimentos de petróleo e gás. Além disso, 85% apoiam a monitorização e medição das emissões de metano na agricultura, enquanto 90% simpatizam com a criação de um programa que visa reduzir as emissões de resíduos por meio da separação de recicláveis e da proibição de resíduos orgânicos em aterros.
Desempenho no Cenário Global
Conforme dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), o Brasil figura como o quinto maior emissor de metano no mundo, com um crescimento das emissões registrado nos últimos anos. A agropecuária se destaca como a principal fonte, sendo o gado de corte o maior contribuinte.
As emissões de metano (CH4) têm um impacto significativo no aquecimento global, com uma duração na atmosfera de 10 a 20 anos, sendo 28 vezes mais potentes do que o gás carbônico (CO2) em um período de 100 anos. O coordenador do SEEG, David Tsai, alerta para a importância de limitar as emissões de metano, afirmando que uma redução de 45% poderia resultar em uma diminuição de 0,3 ºC no aquecimento global até 2040.
Apesar de o Brasil ter assinado o Global Methane Pledge em 2021, um compromisso internacional para reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, houve um aumento de 6% nas emissões nos últimos três anos. Tsai enfatiza a necessidade urgente de desenvolver políticas eficazes para reverter essa tendência nos próximos cinco anos.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa realizada pela Global Methane Hub abrangeu 17 países, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, França e Estados Unidos. As entrevistas online foram conduzidas entre 13 de janeiro e 8 de fevereiro de 2025, com o público-alvo composto por residentes com 18 anos ou mais que possuíam acesso à internet. Foram coletadas um mínimo de 750 respostas em 12 países, apresentando uma margem de erro de aproximadamente 3,58%. Nos outros cinco países, o mínimo foi de 600 respostas, com margem de erro de 4%.
Créditos de Imagem: Agência Brasil
Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros apoiam redução de metano
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente