Ministro da Fazenda se Reúne com Secretário do Tesouro dos EUA em Busca de Investimentos
Em meio à crescente guerra tarifária entre os Estados Unidos e diversos países, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve um encontro nesta domingo (4) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em Los Angeles. A reunião marca o primeiro encontro presencial entre as autoridades desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.
O ministro Haddad viajou à Califórnia com o objetivo de buscar investimentos em data centers no Brasil. Inicialmente, a reunião com Bessent não estava agendada, uma vez que sua visita à Califórnia era breve, com destino previsto ao México na terça-feira (6). Contudo, após a confirmação de interesse por parte do secretário do Tesouro dos EUA, Haddad pôde ajustar sua agenda.
“O secretário Bessent demonstrou interesse em iniciar o diálogo com o Brasil,” afirmou Haddad em declarações prévias. Embora o foco inicial estivesse em uma possível reunião virtual após seu retorno ao país, a conveniência do encontro foi considerada relevante diante das questões comerciais em pauta.
Dentre os temas a serem discutidos, Haddad citou a imposição de uma sobretaxa de 10% sobre produtos brasileiros e tarifas de 25% sobre aço e alumínio, que foram implementadas em março. Ele destacou, no entanto, que as negociações comerciais são lideradas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Embora possamos abordar temas tarifários, é o vice-presidente Alckmin quem conduz essas negociações. A agenda da Fazenda possui muitos outros assuntos a tratar com o secretário do Tesouro,” comentou Haddad.
Viagem à Califórnia
Haddad chegou a Los Angeles no sábado, onde pretende apresentar um novo plano do governo para investimento em centros de dados e inteligência artificial. Uma das principais mensagens a serem transmitidas é sobre a liderança do Brasil em energias renováveis, além da proposta de desoneração de investimentos em tecnologia da informação, que será enviada ao Congresso Nacional.
Na mesma noite, o ministro participou de um jantar com investidores internacionais, promovido pelo Instituto Milken, que organiza fóruns políticos e econômicos na Califórnia. O ministério informou que, na segunda-feira (5), Haddad participará de dois painéis na conferência anual do instituto.
Além disso, o ministro se reunirá com a diretora-financeira do Google, Ruth Porat, e o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, em San José, próximo a São Francisco.
Na terça-feira, Haddad estará envolvido em um café da manhã com empresários e investidores, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), seguido de uma reunião bilateral com executivos da Amazon. Após esses compromissos, o ministro seguirá para o México, onde se encontrará com o secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano, Edgar Zamorra, na quarta-feira (7).
A viagem ao México tem como foco o aprofundamento das relações bilaterais entre Brasil e México.
Haddad reúne-se com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas
Fonte: Agencia Brasil.
Economia