Uma nova e inspiradora exposição fotográfica sobre as artesãs da Lagoa de Mãe-Bá será inaugurada nesta sexta-feira (9), às 18 horas, no CEU das Artes, em Guanabara. Com projeto de Elizabeth Nader, renomada repórter fotográfica e professora universitária, a mostra “Retratos das Apoenas de Mãe-Bá” é uma celebração da cultura local e da produção artesanal.
A exposição contará com doze painéis fotográficos de 60 cm x 1 m, que capturam não apenas os rostos, “mas a alma vibrante dessas mulheres”, conforme destaca a autora. Os visitantes poderão apreciar as obras até o dia 7 de junho. Cada imagem é acompanhada por trechos das falas das artesãs, revelando fragmentos de suas memórias e suas conexões com o fazer artesanal.
Além da exibição, serão distribuídas 500 ‘tags’ que acompanhão as peças produzidas pelas artesãs. Essas tags trazem pequenos retratos que eternizam a ligação entre a obra e a autora, permitindo que o comprador leve consigo a história de quem criou o produto. "Esse projeto inédito e pulsante celebra a delicada potência de um grupo de artesãs comprometidas com a produção sustentável a partir da taboa", afirma Elizabeth.
A taboa, planta aquática nativa da Lagoa de Mãe-Bá, tem suas fibras transformadas, pelas mãos dessas mulheres, em expressões artísticas que refletem a cultura regional. O termo Apoena, de origem Tupi-Guarani, expressa a força de um olhar que se projeta para o futuro, representando as artesãs como mulheres que, com sabedoria ancestral, tecem um amanhã feito de arte e resistência.
O "Retrato das Apoenas de Mãe-Bá" é uma homenagem que convida todos a ampliar sua visão sobre o legado cultural e a realidade das artesãs. O projeto é realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Anchieta, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Foto: Elizabeth Nader.