Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro distribui 1.500 panetones a famílias em vulnerabilidade social

Cachoeiro de Itapemirim Distribui Panetones a Famílias em Vulnerabilidade...

Cachoeiro cancela evento no Guandu devido à previsão de chuva forte

Evento em Cachoeiro de Itapemirim Cancelado por Previsão de...

Cachoeiro se destaca no Prêmio Sebrae de Prefeituras Empreendedoras

Cachoeiro de Itapemirim se Prepara para o Prêmio Sebrae...

IJSN divulga dados do Censo 2022 sobre deficiências no Espírito Santo

Governo ESIJSN divulga dados do Censo 2022 sobre deficiências no Espírito Santo

IJSN Divulga Estudo Sobre Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista no Espírito Santo

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) publicou, nesta terça-feira (3), o estudo intitulado “IJSN no Censo – Pessoas com Deficiência e Pessoas Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista”. A análise, elaborada pela Coordenação de Estatística do IJSN, foi realizada com base nos dados do Censo 2022, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (30). O trabalho traça um panorama detalhado da realidade de tais populações, tanto no Brasil quanto especificamente no Estado do Espírito Santo.

Conforme aponta o documento, as pessoas consideradas com deficiência são aquelas que apresentam, ao menos, uma das seguintes dificuldades funcionais: enxergar (mesmo com o uso de óculos), ouvir (mesmo com aparelhos auditivos), locomover-se, manusear objetos pequenos ou abrir tampas (mesmo com dispositivos auxiliares), comunicar-se, cuidar de si, trabalhar ou estudar devido a limitações nas funções mentais.

“Dar visibilidade à realidade das pessoas com deficiência e daquelas diagnosticadas com TEA é essencial para promover uma sociedade mais inclusiva. Esses indicadores contribuem para que o debate público e a formulação de políticas sejam embasados em dados concretos, refletindo as necessidades e especificidades dessas populações”, afirmou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

Dados Nacionais e Estaduais

O estudo revela que 7,3% da população brasileira com 2 anos ou mais se enquadra no grupo de pessoas com deficiência, enquanto no Espírito Santo esse percentual é de 7,2%. Os estados com as maiores proporções são Alagoas (9,6%), Piauí (9,3%) e Pernambuco (8,9%). No recorte de gênero e raça, o Espírito Santo apresenta uma maioria de mulheres com deficiência (7,9%) e um índice de 11,4% entre indígenas. No contexto nacional, os percentuais referentes às mulheres são de 8,1%, e 8,6% entre a população amarela.

Analisando os tipos de deficiência, a dificuldade permanente para enxergar, mesmo utilizando óculos ou lentes, é a mais prevalente, com 4% no Brasil e 3,9% no Estado do Espírito Santo. Outro dado significativo é a taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência a partir de 15 anos. O Piauí lidera esse índice, com 38,78%, enquanto o Espírito Santo apresenta 19,49%. Quando se considera a população preta capixaba com deficiência, a taxa sobe para 25,51%. A alta taxa de analfabetismo entre indígenas com deficiência no Estado é de 24,39%.

A presença de pelo menos uma pessoa com deficiência nos domicílios do Espírito Santo é de 15,4%, ligeiramente abaixo da média nacional, que é de 16%.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A segunda parte do levantamento investiga a população diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Espírito Santo, 1,3% da população residente — o que corresponde a 51.328 pessoas — foi diagnosticada com autismo, um percentual semelhante ao nacional, que é de 1,2%, correspondendo a 2.405.337 pessoas.

Entre os indígenas capixabas, o percentual diagnosticado com TEA é de 1,8%, superando o índice nacional para essa população (1,5%) e também o registrado entre a população branca no Brasil (1,3%). A prevalência é ainda maior entre os estudantes de 6 anos ou mais: 2,1% no Espírito Santo, frente a 1,7% em nível nacional. No recorte por sexo, os homens representam 3,1% dos diagnosticados no Estado.

Destaca-se que 2,3% dos estudantes indígenas de 6 anos ou mais no Espírito Santo foram diagnosticados com autismo, quase o dobro da média nacional, que é de 1,1%. Entre os cursos frequentados por esses estudantes, a Alfabetização de Jovens e Adultos atinge 4,4% dos diagnosticados com TEA.

Para indivíduos com 25 anos ou mais, tanto o Brasil quanto o Espírito Santo apresentam um percentual de 0,9% de pessoas diagnosticadas com autismo. O estudo também fornece informações sobre a taxa de escolarização entre pessoas com TEA, com ênfase nos indígenas diagnosticados, além de dados sobre a proporção de moradores em domicílios que possuem ao menos uma pessoa com autismo.

Para acessar o estudo completo, visite o site do Instituto Jones dos Santos Neves: IJSN no Censo 2022.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
Telefone: (27) 3636-8066 / 99892-5291
Email: [email protected].

Fonte: Governo ES

Últimas

Flamengo busca título no Mundial ao enfrentar PSG em decisão emocionante

Flamengo Enfrenta PSG na Final da Copa Intercontinental de...

Último encontro do projeto Lidera+ em Anchieta ocorre em 18 de dezembro no CEU das Artes

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Escola de...

PCES destaca programas de reeducação no COSUD no Rio de Janeiro

Polícia Civil do ES Participa de Encontro Nacional sobre...

Alteração Temporária no Itinerário dos Ônibus de Ubu: Prefeitura de Anchieta Informa

Moradores e visitantes do balneário de Ubu, em Anchieta,...

Newsletter

Mais Lidas

Haddad opta por não ir à ONU e foca em votação da reforma do IR

Ministros do Brasil Optam por Permanecer no País Durante...

Acordo de Paris: 10 anos e advertência sobre metas climáticas falhas

Acordo de Paris Completa 10 Anos: Desafios e Progressos...

Thiago Carpini destaca a grandeza do Fortaleza em novo acerto no clube

Thiago Carpini fala sobre sua chegada ao Fortaleza e...

Árvore cai em Guarulhos e causa morte; Defesa Civil alerta para riscos

Uma Pessoa Morre em Guarulhos Após Queda de Árvore...

Cachoeiro sedia evento de restauração da imagem da padroeira local

Evento em Cachoeiro de Itapemirim Preserva Cultura e Fé...

Flamengo busca título no Mundial ao enfrentar PSG em decisão emocionante

Flamengo Enfrenta PSG na Final da Copa Intercontinental de Clubes da FIFA Nesta quarta-feira (17), o Flamengo, uma das principais equipes do futebol brasileiro, se...

Último encontro do projeto Lidera+ em Anchieta ocorre em 18 de dezembro no CEU das Artes

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Escola de Governo de Anchieta (EGAN), está finalizando o projeto Lidera+, que visa fortalecer a liderança e...

PCES destaca programas de reeducação no COSUD no Rio de Janeiro

Polícia Civil do ES Participa de Encontro Nacional sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher No dia 04 de dezembro, a Polícia Civil do Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui