Polícia Civil do Espírito Santo Reúne Órgãos para Combate à Pesca Ilegal e Preservação Ambiental
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), realizou, nesta quinta-feira (10), uma reunião estratégica com representantes de diversas instituições ambientais e de segurança pública. O encontro teve como foco o alinhamento de diretrizes e o estabelecimento de um plano integrado de ações que visam a preservação da costa capixaba, especialmente no combate à pesca ilegal e práticas predatórias.
A reunião surge como desdobramento das operações recentes realizadas na região, incluindo uma ação no dia 02 de outubro, na foz do Rio Jucu, em Vila Velha. Esta operação teve como alvo a pesca irregular, um problema sério que afeta a biodiversidade local.
Participaram do encontro representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal, da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, da Inspetoria Ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Vila Velha, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Durante a ocasião, o Instituto Jorge Lemos Zucharatto de Desenvolvimento, Inovação e Preservação Ambiental de Rios, Mares, Meio Terrestre e Agronomia (Instituto ZUC) apresentou um estudo sobre o avanço do Coral-Sol, uma espécie invasora originária do Oceano Pacífico que vem se espalhando pelo litoral do Espírito Santo. “O coral, que não possui predadores naturais na região, compromete gravemente a biodiversidade local ao eliminar a fauna marinha ao seu redor”, esclareceu o titular da DEPMA, delegado Marcelo Nolasco.
A reunião também se destacou pela troca de experiências valiosas entre os órgãos presentes e pela definição de ações conjuntas para o futuro. De acordo com Nolasco, “futuramente será realizada uma operação integrada, e cada órgão se comprometeu a desenvolver, dentro de sua competência, medidas de fiscalização e educação ambiental, fortalecendo a atuação em rede”.
“Continuaremos firmes nas ações de fiscalização ambiental em todo o Espírito Santo, inclusive na área marítima. O nosso objetivo é fortalecer o trabalho integrado entre as instituições e oferecer uma resposta cada vez mais eficaz à sociedade no combate aos crimes ambientais”, finalizou o delegado Marcelo Nolasco.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Espírito Santo está à disposição.
Assessoria de Comunicação – Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do ES se reúne com órgãos ambientais para fortalecer ações contra pesca ilegal e proteger a costa capixaba.
Fonte: Polícia Civil-ES.