Polícia Civil do ES Lança Cartilha Educativa Contra Estelionatos e Golpes Digitais
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) está intensificando suas ações de prevenção contra crimes de estelionato e golpes digitais. A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante lançou uma cartilha educativa que visa conscientizar a população sobre as práticas fraudulentas mais comuns e fornecer orientações práticas para evitar esse tipo de crime.
O delegado Eduardo Fernandes de Oliveira, titular da Deic de Venda Nova do Imigrante, ressaltou que essa iniciativa foi motivada pelo crescente número de ocorrências de estelionato na região. “Assumi a titularidade da delegacia em junho e, ao analisar os registros, constatei que esse crime tem sido o mais recorrente em Venda Nova do Imigrante. Apostamos na prevenção como estratégia para reduzir a incidência desses casos”, explicou o delegado.
A cartilha apresenta uma série de orientações sobre como os golpistas costumam agir, além de dicas de proteção e uma lista dos principais tipos de golpes, como o “golpe do amor”, “falso comprovante de Pix” e “falso advogado”. Os cidadãos também são instruídos a adotar cuidados específicos para se resguardarem de fraudes.
Essa ação faz parte de uma campanha mais ampla, que será reforçada por meio de atividades educativas e divulgação nas redes sociais e outros meios de comunicação. A polícia acredita que, através da informação, será possível reduzir o impacto desses crimes na comunidade.
A cartilha já está disponível para consulta e a PCES enfatiza a importância de que todos os cidadãos se informem e se protejam contra esses riscos.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do Espírito Santo lança cartilha educativa para prevenir crimes de estelionato e golpes digitais em Venda Nova do Imigrante.
Fonte: Polícia Civil-ES.