Inep divulga resultado dos recursos para atendimento especializado da Prova Nacional Docente
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a publicação dos resultados dos recursos referentes aos pedidos de atendimento especializado para a Prova Nacional Docente (PND). O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a primeira edição do exame registrou mais de 1,1 milhão de inscrições.
Os candidatos que solicitaram o recurso após a negativa inicial do Inep já podem consultar os resultados na página do participante, dentro do Sistema PND. Aqueles cujos documentos, declarações ou pareceres sobre o atendimento especializado foram reprovados novamente terão como única opção os recursos de acessibilidade solicitados na inscrição. Entretanto, não será mais possível solicitar tempo adicional, uso de calculadora ou correções diferenciadas na prova.
A PND, frequentemente referida como a “CNU dos Professores”, está programada para ser aplicada no dia 26 de outubro. O exame baseia-se na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas. A partir de 2026, as secretarias de educação poderão utilizar as notas obtidas no exame como critério, seja como etapa única ou complementar, em concursos públicos e processos simplificados para contratação de docentes.
Formato da prova
Composta por questões discursivas e de múltipla escolha, a PND aborda tanto a formação geral quanto a específica nas 17 áreas de avaliação, focando em situações-problema e estudos de casos.
O Ministério da Educação (MEC) enfatiza que a PND não é um concurso público, nem uma seleção unificada, e não serve como certificação para o exercício da profissão docente. Lançada em 2025, a prova busca aprimorar a qualidade da formação de professores e incentivar a realização de concursos pelas redes de ensino estaduais, do Distrito Federal e municípios, visando a atração de profissionais qualificados para o magistério público.
Desde sua implementação, a primeira edição da PND teve a adesão preliminar de 22 redes estaduais e de 1.508 municípios em todo o Brasil, incluindo 18 capitais. Vale ressaltar que a adesão das unidades federativas não é obrigatória para a utilização dos resultados da PND nos processos seletivos.
Este conteúdo é parte das iniciativas do Governo Federal do Brasil para promover a educação de qualidade e a valorização do magistério.
PND: Inep divulga resultado final para atendimento especializado
Fonte: Agencia Brasil.
Educação