Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro fortalece escola na luta pela igualdade racial e inclusão

Cachoeiro de Itapemirim Realiza Encontro para Promoção da Educação...

40ª Feira da Bondade em Cachoeiro arrecada mais de 1,5 tonelada de alimentos

40ª Edição da Feira da Bondade Reúne 30 Mil...

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera moto furtada com sucesso

Videomonitoramento e Guarda Civil Municipal Recuperam Motocicleta Furtada em...

Virada Cultural Amazônia de Pé une forças para salvar florestas brasileiras

EconomiaVirada Cultural Amazônia de Pé une forças para salvar florestas brasileiras

Virada Cultural Amazônia de Pé: Mobilização Nacional em Defesa das Florestas

A 4ª edição da Virada Cultural Amazônia de Pé acontecerá de 19 a 21 de setembro, em todo o Brasil, com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da proteção das Florestas Públicas Não Destinadas (FPNDs). O evento surge a 50 dias da Conferência das Partes (COP30), que será realizada em Belém (PA), e visa destacar a importância da preservação de 50 milhões de hectares de florestas essenciais na luta contra a crise climática.

As atividades ocorrerão nas cinco regiões do país, reunindo artistas, ativistas e membros da sociedade civil sob o lema: “50 dias para a COP, 50 milhões de hectares a serem protegidos”. O movimento também pretende enviar ofícios aos governadores da Amazônia Legal para solicitar audiências e apresentar propostas de gestão das florestas.

Entre as ações previstas em Belém, onde está situada a COP30, destacam-se 64 atividades, que incluem oficinas sobre remédios naturais, cineclubes, rodas de conversa e apresentações culturais. A chef indígena Tainá Marajoara liderará um manifesto em defesa da cultura alimentar amazônica, enquanto coletivos como o Chibé promoverão debates sobre mudanças climáticas em espaços públicos.

No Sudeste e Sul, a programação abrange a Feira Onça, em Magé (RJ), que foca na economia popular e no debate climático, e atividades em Porto Alegre (RS), onde o coletivo SOS Floresta do Sabará trabalha na defesa de áreas remanescentes da Mata Atlântica após as enchentes de 2024.

O movimento também articula o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé, que já reuniu mais de 300 mil assinaturas. Para que a proposta comece a tramitar no Congresso, é necessário alcançar 1,5 milhão de assinaturas. A proposta visa dar uma destinação legal às FPNDs, que são frequentemente alvo de desmatamento, queimadas, grilagem e garimpo.

Catarina Nefertari, Gestora de Comunicação e Mobilização da Amazônia de Pé, enfatiza a importância de fazer com que a produção do bioma e a vida dos povos que habitam a região não sejam apenas uma preocupação local, mas um esforço coletivo. “Proteger a Amazônia é uma das maiores contribuições que o Brasil pode fazer pelo futuro do planeta”, afirma Catarina, ressaltando que o território é vital para a justiça climática e o equilíbrio ambiental global.

Dados do Observatório das Florestas Públicas revelam que, entre janeiro e julho de 2025, foram desmatados 262,5 mil hectares na Amazônia, com 25% desses danos ocorrendo em FPNDs. Além disso, 59,7 mil hectares dessas áreas foram afetados por queimadas, sendo que três quartos estão em terras federais, com o Pará concentrando 59% das áreas atingidas.

Especialistas apontam que as FPNDs têm a capacidade de armazenar até 5 bilhões de toneladas de carbono; sua destruição poderia resultar na liberação de 19 bilhões de toneladas de CO₂, o que representaria 51% das emissões globais previstas para 2024. O engajamento da sociedade em favor da Amazônia é, segundo Catarina, uma forma de inspirar um ativismo mais amplo em defesa dos diversos biomas do Brasil.

“As áreas destinadas a povos indígenas e quilombolas têm as menores taxas de crimes ambientais. Se desejamos que o Brasil continue avançando em desenvolvimento econômico e social, promovendo justiça social, precisamos destinar essas florestas para quem sempre as protegeu”, conclui Catarina.

Virada Cultural Amazônia de Pé mobiliza sociedade para proteger bioma. Foto: Amazônia de Pé/Divulgação

Virada Cultural Amazônia de Pé mobiliza sociedade para proteger bioma

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Cachoeiro fortalece escola na luta pela igualdade racial e inclusão

Cachoeiro de Itapemirim Realiza Encontro para Promoção da Educação...

Evento no Palácio Anchieta celebra 20 anos do Proged do Governo do ES

Palácio Anchieta Recebe Evento Comemorativo pelos 20 Anos do...

Anchieta realiza aulão e ações de saúde no Outubro Rosa nesta quinta-feira

A Prefeitura de Anchieta está promovendo o evento “Movimente-se...

Polícia Civil do ES lamenta falecimento do investigador Ademir Deprá

Nota de Pesar pela Perda do Oficial Investigador de...

Newsletter

Mais Lidas

Colo-Colo avança à semi da Libertadores Feminina sob comando brasileiro

Colo-Colo avança às semifinais da Copa Libertadores Feminina 12 de...

Polícia Civil prende homem por homicídio em Linhares durante operação

Polícia Civil de Linhares Realiza Prisão por Homicídio A Polícia...

As Grandes Viradas do Santos: Momentos Históricos de Superação!

As Maiores Viradas do Santos: Um Legado de Superação...

Sábado (11) animado em Cachoeiro com Banda Djavú na Feira da Bondade

Energia e Solidariedade marcam a 40ª Edição da Feira...

As Maiores Viradas do São Paulo: Momentos Inesquecíveis na História

As Maiores Viradas do São Paulo: Uma História de...

Cachoeiro fortalece escola na luta pela igualdade racial e inclusão

Cachoeiro de Itapemirim Realiza Encontro para Promoção da Educação Étnico-Racial A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim promoveu um significativo encontro formativo,...

Evento no Palácio Anchieta celebra 20 anos do Proged do Governo do ES

Palácio Anchieta Recebe Evento Comemorativo pelos 20 Anos do Proged em Vitória Na quinta-feira (09), o Palácio Anchieta, localizado em Vitória, foi palco do evento...

Anchieta realiza aulão e ações de saúde no Outubro Rosa nesta quinta-feira

A Prefeitura de Anchieta está promovendo o evento “Movimente-se pela Vida – Outubro Rosa”, que ocorrerá nesta quinta-feira (16), das 17h às 20h, em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui