Toyota Suspende Produção no Brasil Após Tempestade em Porto Feliz
A Toyota anunciou a suspensão da produção em suas fábricas no Brasil, devido aos danos causados por uma forte tempestade na última segunda-feira (22) na unidade de Porto Feliz, em São Paulo. Esta planta é responsável pela fabricação de motores da marca e, com os danos verificados, as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, que dependem do fornecimento da planta de Porto Feliz, também interromperam suas atividades.
Em comunicado, a montadora informou que a recuperação da unidade de motores pode levar meses. Diante dessa situação, a Toyota está explorando alternativas para o fornecimento de motores, buscando apoio de unidades da empresa em outros países, com o intuito de reiniciar a produção de veículos nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba.
Além disso, a Toyota está em diálogo com os trabalhadores acerca das possíveis impactos da suspensão. Uma das propostas em discussão é a suspensão temporária do contrato de trabalho, conhecida como layoff. Nesse modelo, os funcionários deixariam de prestar serviços e não receberiam o salário integral, mas manteriam o vínculo empregatício.
Assembleia Virtual
Os trabalhadores da fábrica de Sorocaba decidirão, em assembleia virtual a partir de sexta-feira (25), se aceitam a proposta de layoff da empresa. Os funcionários terão até o dia 28 para deliberar sobre essa questão.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Siderúrgicas, Fundidos, Automobilísticas, Autopeças e Aeroespacial de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva, em comunicado, assegurou que a empresa se comprometeu a preservar os empregos de todos os funcionários da unidade de Porto Feliz, incluindo a manutenção dos benefícios já negociados.
Questionada sobre a proposta, a Toyota afirmou que as sugestões serão apresentadas a partir desta sexta para votação nos próximos dias, sendo aplicadas de forma emergencial assim que aprovadas.

Esta matéria é uma produção da Agência Brasil.
Toyota suspende produção no país após chuva destruir fábrica em SP
Fonte: Agencia Brasil.
Economia