Polícia Civil e PM deflagram Operação Expurgo em Castelo; mulher é presa e drogas são apreendidas
Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Força Tática e o K9 do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado (PMES), lançou a Operação Expurgo no bairro Niterói, em Castelo. A operação teve como foco o combate ao tráfico de drogas na região.
Durante a ação, as equipes de segurança pública apreenderam uma quantidade significativa de entorpecentes, incluindo crack e maconha, além de diversos materiais relacionados ao tráfico, como balanças de precisão e um revólver calibre .38. Uma mulher, de 38 anos, foi presa em flagrante. Um dos alvos da operação já havia sido detido no fim de semana anterior, e outros dois suspeitos ainda estão foragidos.
O delegado titular da DP de Castelo, Estêvão Oggione Leite, ressaltou a importância das operações contínuas na região. “Já realizamos diversas ações em Niterói, e esta operação é uma extensão desse trabalho. Na última, conseguimos prender quatro indivíduos de uma associação criminosa dedicada ao tráfico; nesta, o foco foi outro grupo. A prisão da mulher e a apreensão de drogas e armamentos evidenciam a efetividade das nossas ações”, explicou.
A utilização do cão farejador do K9 foi fundamental para o sucesso da operação. “Ele localizou drogas em lugares de difícil acesso. Em um momento, encontramos 46 pedras de crack escondidas dentro de uma garrafa de café”, detalhou o delegado.
No total, a operação resultou em apreensões que incluem 505 gramas de maconha em tablete, 206 buchas de maconha, 170 gramas de cocaína em pedra, 135 pinos de cocaína, 142 pinos com substância não identificada, 46 pedras de crack, cinco gramas de haxixe, além de balanças de precisão, um celular, e R$ 18,00 em espécie.
As investigações seguem ativas para localizar os suspeitos foragidos e reunir novas provas que possam levar a representações pela prisão preventiva dos envolvidos. O delegado enfatizou a importância da colaboração da população, que pode denunciar por meio do Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto.
A Operação Expurgo recebeu este nome em referência ao termo “expurgo”, que significa limpeza, purificação ou eliminação de elementos indesejados, refletindo a meta das autoridades em criar uma comunidade mais segura e livre do tráfico de drogas.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do ES realiza a Operação Expurgo, prendeu uma mulher e apreendeu drogas e armas em Castelo. Investigação continua.
Fonte: Polícia Civil-ES.