A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta apresentou a Prestação de Contas referente ao segundo quadrimestre de 2025 em um evento realizado na última terça-feira (7) na Câmara Municipal. O encontro revelou avanços significativos na saúde pública, além de marcar o lançamento do Programa Saúde Mais Acolhedora, que visa aprimorar o atendimento e a humanização em toda a rede municipal.
Entre maio e agosto de 2025, foram contabilizadas 17.819 consultas médicas, 7.086 atendimentos de enfermagem e 5.797 atendimentos odontológicos. Além disso, milhares de visitas domiciliares foram realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. A Atenção Especializada também obteve resultados expressivos, com 3.272 atendimentos e uma ampla oferta de especialidades, além de 5.111 atendimentos multiprofissionais nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
O Pronto Atendimento atendeu 20.635 pacientes, enquanto o Pronto Socorro Infantil registrou 4.779 atendimentos. Um dos principais avanços foi a eliminação da fila de espera para consultas em oftalmologia durante esse quadrimestre. A criação da Central de Veículos garantiu a otimização da frota, resultando em 11.028 viagens de pacientes realizadas, com uma frota que inclui 54 motoristas, 49 carros, 7 vans e 4 ambulâncias.
Na Vigilância em Saúde, foram inspecionados 9.529 imóveis e vacinados 3.332 animais contra a raiva, enquanto 12.954 doses de vacinas foram aplicadas. A Ouvidoria do SUS registrou 97 manifestações do público, evidenciando um aumento nas sugestões e elogios, especialmente relacionadas ao Pronto Atendimento e ao Pronto Socorro Infantil.
O trabalho do Setor de Agendamento também merece destaque, com uma redução de 10,59% nas faltas às consultas estaduais e de 11% no Centro de Especialidades. As ações de capacitação, como treinamento em suporte básico e avançado de vida, têm contribuído para melhorar o fluxo e a resolutividade no atendimento.
“O compromisso é cuidar com responsabilidade, eficiência e acolhimento. O Saúde Mais Acolhedora é mais que um Programa, é um movimento para que o cidadão seja cada vez melhor atendido”, afirmou Renato Lorencini, secretário municipal de Saúde e vice-prefeito.