Uso da Internet por Crianças e Adolescentes Cai nas Escolas, Aponta Estudo
Uma nova pesquisa revela que o acesso à internet por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos nas escolas do Brasil experimentou uma queda significativa em 2025. Segundo o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, divulgado hoje (22) em São Paulo, a proporção de usuários dessa faixa etária que utiliza a internet em ambientes escolares caiu de 51% no ano anterior para 37% este ano.
De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, um dos principais fatores para essa diminuição pode ser a lei aprovada no início deste ano que restringe o uso de celulares nas escolas. “Iniciamos a coleta de dados em março, após a implementação da medida, e observamos uma relação direta entre essa restrição e a queda no acesso à internet nas escolas”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Adib também comentou que outros fatores políticos, especialmente o debate em torno da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, têm influenciado esse cenário. “Já estamos vendo uma queda no uso de redes sociais, e a regulamentação com o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital ainda não está em vigor. Portanto, é provável que parte dessa queda esteja relacionada às discussões políticas em andamento”, explicou.
Acesso à Internet e Dispositivos Utilizados
Apesar da redução no uso escolar, o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostrou que o número de crianças e adolescentes com acesso à internet se manteve relativamente estável em comparação aos últimos dois anos. Atualmente, 92% das crianças e adolescentes nessa faixa etária são usuários da internet no Brasil, uma leve queda em relação aos 93% do ano passado e 95% do ano retrasado, totalizando cerca de 24,6 milhões de jovens que acessaram a rede nos últimos três meses.
O celular continua como o principal meio de acesso à internet, utilizado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). Notavelmente, 84% dos usuários dessa faixa etária acessam a internet de suas casas, várias vezes ao dia.
Aumento no Número de Não Usuários
Outro dado alarmante é o crescimento no número de crianças e adolescentes que relataram nunca ter acessado a internet. Em 2025, esse número aumentou para 710.343, em comparação a 492.393 do ano passado. Luísa Adib destacou que aproximadamente 46% dos jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet para ver vídeos, sendo os influenciadores digitais a principal atração. “A atividade multimídia é prevalente, com muitos jovens assistindo a vídeos diariamente”, comentou.
A Importância da Mediação
Com o aumento do uso da internet entre os jovens, Adib alerta que a mediação ativa por parte dos pais é crucial. “A pesquisa mostrou que o diálogo e o acompanhamento das práticas online das crianças tendem a produzir resultados mais eficazes”, enfatizou. A coordenadora também sublinhou a necessidade de que as plataformas digitais realizem uma mediação adequada, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital.
O Tic Kids Online Brasil 2025 entrevistou 2.370 crianças e adolescentes de todo o país, assim como 2.370 pais e responsáveis, entre março e setembro deste ano. Esta pesquisa é realizada anualmente desde 2012, com a exceção de 2020 devido à pandemia de COVID-19.
Créditos de Imagem
Vídeo e imagens relacionadas – rawpixel.com / Chanikarn Thongsupa
Para mais informações, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Uso de internet nas escolas por adolescentes cai de 51% para 37%
Fonte: Agencia Brasil.
Educação