Maria Clara Pacheco Coloca Brasil de Volta ao Topo do Taekwondo Mundial com Ouro em Wuxi
Após duas décadas de espera, a lutadora Maria Clara Pacheco trouxe o Brasil de volta ao topo do pódio do Campeonato Mundial de Taekwondo. Na sexta-feira, 24 de outubro, a atleta conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 quilos ao vencer a sul-coreana Yu-Jin Kim, atual campeã olímpica de Paris 2024.
O feito marca um momento histórico para o Brasil, que não via um título mundial na modalidade desde 2005, quando Natália Falavigna foi a primeira a conquistar a medalha de ouro. O Campeonato Mundial de Taekwondo, que ocorre em Wuxi, na China, conta com competições até o dia 30 de outubro.
“É uma emoção que eu não consigo explicar, é a primeira vez que eu ganho um título tão importante e era realmente o objetivo do ano. Estou muito feliz, agradeço a todos que estavam na torcida! E mando um abraço especial para a minha mãe, para o meu pai, e dedicar essa vitória para o meu treinador, que tornou tudo possível”, declarou Maria Clara, de 22 anos, logo após a vitória. Esse sucesso já se soma a uma jornada cheia de conquistas em 2025, ano em que a atleta lidera o ranking na categoria e já faturou títulos em dois Grand Prix — o primeiro em Charlotte, nos Estados Unidos, e o segundo em Muju, na Coreia do Sul, além de um ouro nos Jogos Mundiais Universitários em Essen, na Alemanha.
A ex-atleta Natália Falavigna, atual gestora esportiva do Comitê Olímpico do Brasil, também expressou sua satisfação com o desempenho de Maria Clara. “Ela vem se destacando. Trabalhamos junto com a Confederação, investindo na Maria nos últimos anos. Foi um ano muito bom, em que ela ganhou tudo o que disputou”, afirmou Falavigna.
A trajetória de Maria Clara no mundial começou na segunda rodada, onde derrotou a portuguesa Leonor Correia sem dificuldades, marcando um placar total de 26 a 0. Nas oitavas de final, enfrentou a espanhola Laura Rodriguez Maquina em uma luta acirrada, saindo vitoriosa por 2 a 1 após perder o primeiro round. Nas quartas, a brasileira superou a norte-americana Faith Dilon, campeã pan-americana, também por 2 a 0. Na semifinal, a paulista teve a chance de se vingar da chinesa Luo Zongshi, que a eliminou nas quartas de final em Paris, e venceu por 2 a 0, assegurando seu lugar na final contra Yu-Jin Kim.
Com o título conquistado, o Brasil soma um total de 24 medalhas em Mundiais de Taekwondo, sendo duas de ouro, oito de prata e 14 de bronze.

(Imagem: Agência Brasil)
Maria Clara Pacheco é campeã mundial de taekwondo na China
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes