Presidente do México Sofre Assédio Sexual Durante Ato Público no Centro Histórico da Cidade do México
Na última terça-feira (4), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual enquanto caminhava e cumprimentava cidadãos no centro histórico da Cidade do México, nas proximidades do Palácio Nacional. O incidente, registrado em vídeos que circulam nas redes sociais, mostra um homem se aproximando da presidente e tentando beijá-la no pescoço, sem seu consentimento.
O autor do assédio, identificado como Uriel Rivera Martínez, aparentemente estava sob efeito de álcool. Após a tentativa de abordagem, ele foi rapidamente detido pela equipe de segurança da presidente, que demonstrou tensão após a situação inesperada. Claudia Sheinbaum tinha como destino o primeiro encontro nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior, realizado nas instalações do Ministério da Educação Pública (SEP), e decidiu realizar o trajeto a pé, que fica a poucos quarteirões do Palácio Nacional.
As autoridades federais confirmaram posteriormente que o agressor foi preso e encaminhado à Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais. Este episódio levanta uma preocupação mais ampla sobre a violência de gênero no país, conforme evidenciado por dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi). Estima-se que mais de 70% das mulheres com mais de 15 anos no México já tenham enfrentado algum tipo de violência, sendo 52% psicológica, 35% física e 48% sexual. Organizações e autoridades apontam que o número de casos não denunciados pode ser superior a 90%, refletindo um problema sistêmico de subnotificação.
Com informações da RTVE

Presidente mexicana é vítima de assédio nas ruas da Cidade do México
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional