Operação da Polícia Civil apura lavagem de capitais e conluio entre empresas de produtos naturais em Itapemirim
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, em colaboração com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou, na manhã desta sexta-feira (07), uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a diretores de duas empresas de produtos naturais, localizadas no bairro Campo Acima, em Itapemirim.
As ações ocorreram nos municípios de Itapemirim e Marataízes e resultaram na apreensão de uma quantidade considerável de documentos contábeis e comerciais. Esses documentos sugerem uma confusão patrimonial e conluio entre as duas empresas, que, até o momento, negam qualquer vínculo formal entre si.
Segundo o delegado Daniel Araujo, adjunto da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim e responsável pela operação, constata-se que uma das empresas está proibida de produzir e comercializar produtos por ordem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, a outra empresa teria, de forma dissimulada, assumido a produção e comercialização dos suplementos, utilizando a estrutura e o maquinário da empresa que se encontra interditada.
As investigações revelam que ambas as empresas já haviam sido alvo de interdição pela Anvisa devido à produção e armazenamento em larga escala de suplementos alimentares de forma irregular e em condições inadequadas de higiene, o que representa um sério risco à saúde pública.
Durante a operação, a fábrica localizada em Campo Acima não tinha funcionários presentes, e foram apreendidos não apenas documentos diversos e rótulos de produtos industrializados, mas também registros que corroboram a suspeita de continuidade irregular nas atividades dessas empresas.
Além disso, os policiais civis apreenderam um veículo de luxo, relógios de alto valor e outros bens que são de interesse para a investigação, que apura indícios de lavagem de capitais e a dissimulação de bens e valores relacionados a pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos investigados.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do ES investiga conluio entre empresas de suplementos proibidas pela Anvisa, apreendendo documentos e bens de luxo.
Fonte: Polícia Civil-ES.