Brasil brilha na abertura do Mundial de Vôlei de Praia em Adelaide
O Brasil começou sua jornada no Mundial de Vôlei de Praia em Adelaide, Austrália, com um desempenho impecável, conquistando seis vitórias por 2 sets a 0 na primeira rodada da fase de grupos. A primeira dupla a entrar em quadra na noite de quinta-feira (13) foi a aclamada Ana Patrícia e Duda. As campeãs olímpicas derrotaram a equipe anfitriã, composta por Phillips e Mears, com parciais de 21/16 e 21/19, liderando o Grupo F.
“A gente já sabia que seria um jogo difícil. Eu, principalmente, né, por ser a minha primeira Copa do Mundo, eu ainda não tinha vivido isso aqui. Então, realmente, é outra energia, é outro torneio, mas eu acho que a gente conseguiu se manter ali sempre consciente, consistente, buscando a nossa tática, que faz a diferença, né, no final do set,” destacou Thamela, membro da dupla número 1 do ranking, que também se saiu bem ao vencer as peruanas Gaona e Allcca com parciais de 21/19 e 25/23, no Grupo A.
![]()
Divulgação/FIVB
Pela madrugada de sexta-feira (14), as atuais vice-líderes do ranking, Carol Solberg e Rebecca, mostraram sua força ao derrotar as egípcias Marwa e Nada, com um impressionante 21/7 e 21/18, em seu jogo de estreia no Grupo B. Na sequência, Vitória e Hegê também não deixaram dúvidas ao superar as holandesas Emi van Driel e Bekhuis, com parciais de 21/19 e 21/16, no Grupo C.
Na disputa masculina, Evandro e Arthur Lanci, quartas no ranking, venceram os nicaraguenses Mora e Lopez, com parciais de 21/17 e 21/19, na primeira rodada do Grupo C. O destaque do dia foi a intensa partida entre as duplas brasileiras George e Saymon, que acabaram se enfrentando. George e Saymon venceram seus compatriotas André e Renato com parciais de 21/17 e 21/19. Saymon comentou sobre a pressão específica desse confronto: “É o primeiro jogo, e ainda mais jogar Brasil contra Brasil, eu acho que o nervosismo é um pouquinho maior. E jogar uma Copa do Mundo, acho que o primeiro jogo também deixa um pouco nervoso.”
O Mundial de Vôlei de Praia, que reúne 96 duplas (48 em cada gênero, distribuídas em 12 chaves de quatro), segue até o dia 23 de novembro. Durante a fase de grupos, as equipes competem entre si, com as duas melhores se classificando diretamente para a fase eliminatória (32 avos de final). O formato ainda prevê uma repescagem para os quatro melhores terceiros colocados.
Programação das próximas partidas
-
SEXTA (14)
- 21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) – Grupo B
-
SÁBADO (15)
- 0h30 – George/Saymon x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
- 0h30 – Ana Patrícia/Duda x Okla/Lunio (Polônia) – Grupo F
- 2h30 – Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato – Grupo C
- 2h30 – Thamela/Vic x Michelle/Corrales (Paraguai) – Grupo A
- 3h30 – Evandro/Arthur Lanci x Amieva/Bueno (Argentina) – Grupo D
- 19h30 – Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê – Grupo C
- 21h30 – Ana Patrícia/Duda x Svozilova/Stochlova (República Tcheca) – Grupo F
-
DOMINGO (16)
- 3h30 – André/Renato x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
- 8h00 – Åhman/Hellvig (Suécia) x George/Saymon – Grupo C
- 19h30 – Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (Ucrânia) – Grupo B
- 20h30 – Evandro/Arthur Lanci x Henning/Wüst (Alemanha) – Grupo D
- 20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria) – Grupo C
- 21h30 – Thamela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) – Grupo A
A competição promete trazer ainda mais emoções e exibições de alto nível nos próximos dias, com transmissões ao vivo disponíveis na Volleyball World TV.
Duplas do Brasil estreiam com 6 vitórias no Mundial de Vôlei de Praia
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes