Governo do Estado entrega pavimentação de acesso ao Monte Aghá e anuncia nova UPA em Itapemirim
Neste sábado (15), o governador Renato Casagrande deu um passo significativo para o incentivo ao turismo no sul capixaba ao inaugurar as obras de pavimentação que facilitam o acesso ao Monte Aghá, uma das mais importantes atrações turísticas da região, situada entre os municípios de Itapemirim e Piúma. Com um investimento total de R$ 3,29 milhões, a intervenção fez parte do programa “Caminhos do Turismo”.
Durante a cerimônia, Casagrande destacou a relevância da obra para o setor turístico local. “Essa é uma obra importante para potencializarmos o turismo de Itapemirim, Piúma e de toda essa linda região que envolve o Monte Aghá. Um local com uma vista linda e ótimo para exercícios ao ar livre. Vamos seguindo investindo em obras para dar aos moradores toda a estrutura necessária para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, atrair mais visitantes. Temos um Estado cada vez mais estruturado para que o turismo se torne um dos pilares do nosso desenvolvimento”, afirmou o governador.
As melhorias no acesso foram realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur), abrangendo a pavimentação em blocos intertravados ao longo de 2,8 quilômetros, conectando a Rodovia ES-060 à comunidade de Artemis. Essa técnica de pavimentação é especialmente vantajosa, pois proporciona resistência e durabilidade, otimiza a drenagem do solo e minimiza a necessidade de manutenção, aumentando a segurança viária, especialmente em períodos de chuva.
O Monte Aghá é considerado um dos principais cartões-postais do litoral sul do Estado, atraindo visitantes em busca de trilhas, apreciação da natureza e experiências de ecoturismo. Com a melhoria no acesso, espera-se um aumento no fluxo de turistas e oportunidades para empreendedores locais, como pousadas, restaurantes, guias turísticos e pequenos comércios, o que deve fortalecer a economia regional e impulsionar a geração de emprego.
Em adição às obras de infraestrutura, durante a mesma agenda, o governador também anunciou um repasse de R$ 12,4 milhões para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo I em Itapemirim. Este convênio formaliza a criação da unidade, que terá seis leitos de observação, um leito de isolamento e funcionará 24 horas por dia. Entre os serviços oferecidos, estarão exames laboratoriais, atendimento pediátrico, estabilização de pacientes, administração de medicamentos e observação.
O aumento da assistência médica na região é uma prioridade, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann: “Essa será uma entrega estruturante, pensada para responder à crescente demanda da região e fortalecer toda a rede de atenção à saúde. Itapemirim ganha um equipamento essencial e o Estado reafirma seu compromisso de trabalhar lado a lado com os municípios para construir um SUS cada vez mais eficiente, humano e acessível”.
A nova UPA deverá proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz, contribuindo assim para o fortalecimento do sistema de urgência e emergência da saúde capixaba, ampliando as capacidades de atenção à população.
Fonte: Governo ES