Ministro da Educação Anuncia Anulação de Questões do Enem Após Suspeita de Vazamento
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou em entrevista à TV Educativa do Ceará, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em decorrência de uma possível tentativa de vazamento. Segundo Santana, a decisão foi tomada por precaução, buscando garantir a lisura do exame, que é um dos principais instrumentos de avaliação educacional no Brasil.
As investigações sobre o incidente serão conduzidas pela Polícia Federal, uma vez que as provas do Enem são consideradas um serviço federal de interesse público. O ministro destacou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu relatos de uma possível antecipação de questões semelhantes às que estavam na prova. “Uma pessoa que participou do pré-teste divulgou as questões em uma live”, revelou Santana.
Apesar do ocorrido, o ministro assegurou que os candidatos e seus familiares não precisam se preocupar. “O Enem foi um sucesso”, afirmou. Ele enfatizou que a anulação das três questões se deu para evitar qualquer prejuízo a candidatos, garantindo que os outros 87 itens e a redação do exame continuam válidos.
Santana informou que, ao tomar conhecimento da situação, imediatamente solicitou ao Inep que realizasse uma apuração e tomasse as medidas necessárias. De acordo com ele, as investigações são importantes para assegurar a integridade do exame, e o Ministério da Educação (MEC) está comprometido a averiguar as circunstâncias envolvendo os vazamentos.
Sobre o Pré-teste do Enem
Para a elaboração do Enem, o Inep utiliza um modelo estatístico conhecido como Teoria da Resposta ao Item (TRI), que analisa a dificuldade de cada questão através de modelos matemáticos. Questões que fazem parte do pré-teste são aplicadas a grupos de estudantes para calibrar seu nível de dificuldade antes de serem integradas ao Banco Nacional de Itens. Esse banco compõe as provas em diferentes edições do Enem.
Os itens aprovados nos pré-testes são organizados minuciosamente, e as estratégias de calibragem são conduzidas pelo Inep para assegurar que o exame reflita com precisão o conhecimento dos estudantes.
A situação atual das provas do Enem demonstra a preocupação do MEC em manter a qualidade e a credibilidade do exame, em face de circunstâncias inesperadas como a suscitação de vazamentos. O andamento das investigações pela Polícia Federal será fundamental para dirimir quaisquer dúvidas acerca da probidade do concurso nacional.
Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro
Fonte: Agencia Brasil.
Educação