Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro: Semes apresenta calendário de eventos esportivos 2026

Semes Lança Calendário de Eventos Esportivos para 2026 em...

GCM de Cachoeiro lança Operação Natal 2025 com segurança reforçada

Cachoeiro de Itapemirim Lança Operação Natal 2025 para Reforço...

Cachoeiro encanta com o espetáculo natalino “Um Natal Encantado”

Cachoeiro de Itapemirim se Prepara para um Natal Encantado O...

Brasil expressa preocupação com nova tarifa de 50% no México

EconomiaBrasil expressa preocupação com nova tarifa de 50% no México

Governo Brasileiro Monitora Reforma Tarifária do México

O governo brasileiro demonstrou atenção e preocupação com a recente reforma tarifária aprovada pelo Congresso do México. A medida estabelece tarifas de até 50% sobre importações provenientes de países que não possuem acordos de livre-comércio com o país.

Em uma nota conjunta divulgada nesta sexta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informaram que estão aguardando a publicação do texto final da lei para avaliar os impactos potenciais sobre as exportações brasileiras.

A reforma, aprovada na quinta-feira (11), inclui alíquotas variando entre 5% e 50% para cerca de 1,5 mil produtos de 17 setores estratégicos, como automóveis e autopeças, vestuário, plástico, siderurgia e eletrodomésticos. Além do Brasil, outras nações, como China, Índia, Coreia do Sul, Rússia e África do Sul, também sentirão os efeitos da nova legislação, que está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro.

Embora o governo brasileiro tenha minimizado o impacto sobre o setor automotivo, já que Brasil e México mantêm um acordo setorial de livre comércio, há preocupação de que o aumento das tarifas possa reduzir as preferências bilaterais em outros segmentos e prejudicar as relações comerciais e os investimentos entre os dois países. A nota conjunta explicita: “O Brasil tem mantido contato com autoridades mexicanas para tratar dos possíveis efeitos das mudanças tarifárias.”

O governo brasileiro enfatiza a importância do diálogo contínuo, ressaltando que a relação bilateral deve ser guiada por previsibilidade, segurança jurídica e uma busca por maior integração produtiva. Neste contexto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que até 15% das exportações brasileiras ao México poderão ser impactadas e destaca que o momento exige um fortalecimento das conversas bilaterais.

A aprovação da reforma tarifária no Senado mexicano ocorreu em caráter de urgência, com 76 votos a favor, cinco contrários e 35 abstenções. Essa tramitação acelerada gerou críticas entre alguns parlamentares, que alertaram para riscos de impactos inflacionários. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, que apoia a iniciativa, deve sancionar a lei em breve.

Este desenvolvimento ocorre em um cenário sensível, próximo à revisão do acordo de livre comércio do México com Estados Unidos e Canadá, programada para 2026. O presidente norte-americano, Joe Biden, tem pressionado o governo mexicano, acusando-o de ser um ponto de entrada de produtos chineses nos EUA. Em resposta, o governo chinês criticou a nova medida mexicana, afirmando que o protecionismo prejudica a economia global.

Embora o México declare que a lei atinge apenas países sem acordos comerciais amplos, o Brasil possui entendimentos setoriais com o vizinho. Atualmente, o México representa 2,25% das exportações brasileiras, ocupando a sexta posição entre os principais destinos de exportação, com cerca de US$ 7 milhões enviados de janeiro a novembro de 2025.

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Últimas

Cachoeiro: Semes apresenta calendário de eventos esportivos 2026

Semes Lança Calendário de Eventos Esportivos para 2026 em...

Alterações nos itinerários das linhas 906 e 917 começam dia 14 no ES

Mudanças nos Itinerários das Linhas 906 e 917 do...

GCM de Cachoeiro lança Operação Natal 2025 com segurança reforçada

Cachoeiro de Itapemirim Lança Operação Natal 2025 para Reforço...

Polícia Civil do ES captura foragido da Bahia em operação em Linhares

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Foragido da Justiça...

Newsletter

Mais Lidas

250 Formandos de Marataízes Iniciam Novas Carreiras

Qualificar-ES: Uma Porta para o Futuro Profissional em Marataízes Marataízes,...

Vasco destina 8 toneladas de resíduos à reciclagem em São Januário

Vasco encerra Brasileirão com compromisso sustentável: mais de oito...

Polícia Civil do ES realiza Operação Canaã contra facções em Viana e Cariacica

Polícia Civil do Espírito Santo deflagra Operação Canaã em...

Governo do ES premia os destaques do ‘Prêmio Sedu: Boas Práticas 2025’

Governo do Estado Premia as Melhores Práticas na Educação...

Governo do ES: Hospital Dr. Jayme capta múltiplos órgãos para transplantes

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves Realiza Captação de...

Cachoeiro: Semes apresenta calendário de eventos esportivos 2026

Semes Lança Calendário de Eventos Esportivos para 2026 em Cachoeiro Cachoeiro de Itapemirim, 17 de outubro de 2023 – A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer...

Alterações nos itinerários das linhas 906 e 917 começam dia 14 no ES

Mudanças nos Itinerários das Linhas 906 e 917 do Sistema Transcol a partir deste Domingo A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito...

GCM de Cachoeiro lança Operação Natal 2025 com segurança reforçada

Cachoeiro de Itapemirim Lança Operação Natal 2025 para Reforço de Segurança Cachoeiro de Itapemirim, 15 de dezembro de 2025 – A Guarda Civil Municipal (GCM)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui