Família de Brasileiro Detido nos EUA Clama por Respostas Sobre Demora na Extradição
A família de Matheus Silveira, um brasileiro atualmente detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), busca esclarecimentos sobre a inexplicável morosidade do processo de sua extradição ao Brasil. Matheus, que residia nos Estados Unidos desde 2019, foi preso em novembro de 2023, logo após cumprir as etapas necessárias para a obtenção de um visto de moradia permanente (greencard).
De acordo com os familiares, Matheus tinha autorização para deixar o país, mas continua encarcerado em um centro de detenção em Louisiana, onde foi transferido esta semana. “Nem mesmo a advogada dele consegue obter informações sobre o caso”, relatou a mãe, Luciana Santos de Paula.
Condições Desumanas
Luciana descreveu a situação do filho no centro como “horrorosa e desumana”, afirmando que as condições de vida são precárias. “A alimentação é péssima e escassa; temos que pagar pela comida que ele recebe. As ligações são extremamente caras e ele não pode ficar ligando porque tem que pagar”, desabafou a mãe, que tenta manter contato frequente com o jovem. “O combinado era que ele seria transferido para um centro de detenção próximo ao aeroporto e em dois dias embarcaria, mas isso não aconteceu.”
Casado desde 2024 com a americana Hanna Silveira, que é militar e advogada, Matheus Silveira desistiu do processo para conseguir o greencard enquanto estava detido e solicitou sua saída voluntária, mas até o momento, ainda não recebeu retorno sobre seu pedido.
A Luta por Explicações
“Não era para ele estar passando por isso. O juiz determinou a saída dele do país. Se eles não querem ele lá, por que estão prendendo ele? É muito cruel. Ninguém consegue entender isso e não recebemos resposta”, lamentou Luciana.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que está prestando assistência consular a Matheus e sua família, mas não detalhou as ações em andamento.
Contexto Sobre o ICE
O ICE é responsável pela aplicação das leis de imigração nos Estados Unidos e frequentemente é alvo de críticas por suas práticas de detenção e deportação. O caso de Matheus Silveira reflete as complexidades enfrentadas por muitos que buscam regularizar sua situação imigratória no país.
A situação de Matheus gerou preocupação não só em sua família, mas também em diversos grupos de defesa dos direitos dos imigrantes, que pedem mais transparência e justiça nos processos de deportação na administração do ICE.
Esta reportagem é uma tentativa de trazer à luz a complexidade e a gravidade do caso de Matheus Silveira, destacando a luta de sua família por respostas e condições dignas para o jovem brasileiro detido nos Estados Unidos.
Família cobra extradição de brasileiro detido pelo ICE nos EUA
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional