Polícia Civil do ES deflagra operações contra o tráfico de drogas em Marilândia e Colatina
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Colatina e da Delegacia de Polícia (DP) de Marilândia, realizou as operações “Herodes” e “Eirene” em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Municipal de Marilândia (GMM). As operações visam o combate ao tráfico de drogas e resultaram no cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.
As ações são desdobramentos da “Operação 40 Graus”, realizada entre novembro e dezembro de 2025, e que já havia como foco a problemática do tráfico em Marilândia. O delegado Leonardo Lintz, titular da DP de Marilândia, informou que na “Operação Herodes” foram executados sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, com foco em indivíduos envolvidos no tráfico que operavam em Colatina e abasteciam Marilândia.
A “Operação Eirene”, por sua vez, resultou na execução de 12 mandados de busca e apreensão em Marilândia. As investigações apontaram que os alvos desta operação começaram a atuar no tráfico após as detenções realizadas na “Operação 40 Graus”, além de envolverem suspeitos já conhecidos das autoridades.
O delegado Lintz destacou que a disputa pelo controle do tráfico na região gerou episódios de violência, incluindo disparos de arma de fogo no centro de Marilândia. A operação contou com o apoio da PM atuante nas cidades de Colatina e Marilândia, além da Guarda Municipal de Colatina e a utilização da aeronave do Notaer.
Durante as diligências, foram apreendidos aproximadamente quatro quilos de drogas, balanças de precisão, municões e diversos celulares. O delegado reforçou o compromisso das forças de segurança em intensificar o combate ao tráfico. “Não daremos paz àqueles que se aventurarem no tráfico”, afirmou.
O titular da 15ª Delegacia Regional, delegado Leonardo Ávila, elogiou a união dos órgãos de segurança, ressaltando a força da ação coordenada no combate à criminalidade. O superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Rafael da Rocha Correa, reforçou a importância da articulação nas ações de combate ao tráfico de drogas, afirmando que a PCES “está trabalhando diuturnamente para trazer a tranquilidade que a sociedade capixaba merece”.
Por sua parte, o tenente Tresman, comandante da Força Tática do 8º Batalhão da PMES, sublinhou a importância da colaboração coletiva entre as forças de segurança e a vontade de proporcionar maior segurança à população. O secretário de Segurança municipal de Colatina, major Balbino, garantiu que a Guarda Civil Municipal permanece comprometida em atuar em conjunto na luta contra a criminalidade, investindo na capacitação de seus agentes.
As operações realizadas nesta quinta-feira reafirmam a determinação das autoridades em reprimir o tráfico de drogas e promover um ambiente mais seguro nas comunidades de Marilândia e Colatina.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil e Militar deflagram operações em Colatina e Marilândia, cumprindo 22 mandados contra tráfico de drogas.
Fonte: Polícia Civil-ES.