Brasil Atinge Menor Taxa de Analfabetismo da História
Fortaleza, 24 de outubro de 2023 – O ministro da Educação, Leonardo Barchini, anunciou, durante evento em Fortaleza, que o Brasil alcançou a menor taxa de analfabetismo da sua história, com 4,9% da população adulta (acima de 15 anos) não alfabetizada. Esta conquista é confirmada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação 2025, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabiliza 8,4 milhões de brasileiros nesse estado.
Conforme a avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o ministro enfatizou que este resultado representa uma redução significativa do problema estrutural do analfabetismo no país. “Nós passamos 526 anos perseguindo esse número. De acordo com a Unesco, isso quer dizer que, pela primeira vez na história, o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no Brasil. Nós estamos caminhando para a erradicação do analfabetismo”, afirmou Barchini.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
O ministro atribui esse avanço, em parte, às políticas de recomposição de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) implementadas desde 2023. O número de matrículas cresceu 40 mil em relação aos anos anteriores, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, evidenciando a queda das taxas de analfabetismo.
Queda na Evasão Escolar
Durante sua fala, o ministro apresentou três importantes indicadores de melhoria na educação:
- Abandono escolar: queda de 61% desde 2022.
- Reprovação: redução de 62% em todo o país, impulsionada pelo aumento da frequência dos estudantes.
- Distorção idade-série: diminuição de 28% dos alunos fora da faixa etária recomendada para suas séries.
Barchini ressaltou que essa progressão ocorreu sem comprometer a qualidade da educação. Ele complementou afirmando que, pela primeira vez, o Brasil apresenta esses três dados positivos de forma simultânea.
Ações Federais para o Setor Educacional
Entre as iniciativas destacadas pelo ministro desde 2023, ele mencionou a expansão das escolas em tempo integral, a criação da estratégia nacional de Escolas Conectadas, que visa garantir acesso à internet em todas as instituições de ensino, e o aumento da complementação da União no Fundeb em mais de R$ 40 bilhões. Barchini enfatizou que essas ações resultaram no maior orçamento da história do Ministério da Educação.
Um programa que merece destaque é o Pé-de-Meia, que oferece incentivos financeiros a estudantes do ensino médio público e tem contribuído para o aumento da frequência e engajamento dos jovens nas aulas.
A confirmação da redução da taxa de analfabetismo e a melhoria nos índices educacionais sinalizam um avanço significativo para o Brasil, ressaltando a importância das políticas públicas em educação na construção de um país mais inclusivo e com melhores oportunidades para todos.
MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação
Fonte: Agencia Brasil.
Educação