Ales apoia "Dia D" de proteção aos animais em Vargem Alta
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) esteve presente nesta quarta-feira (30) no “Dia D de Combate aos Maus-tratos de Animais”, realizado em Vargem Alta. O evento, que integrou as ações do Abril Laranja, voltadas para a proteção animal, foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do município e contou com o apoio de duas comissões da Ales: a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os Maus-tratos a Animais e a Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais. Ambas são presididas pela deputada Janete de Sá (PSB), que também proferiu uma palestra durante o encontro.
A cerimônia de abertura destacou a importância da atuação conjunta entre a sociedade e o poder público na garantia de direitos para os animais, como alimentação adequada, abrigo, carinho e dignidade. Os organizadores enfatizaram a necessidade de combater o abandono e a negligência, sublinhando que muitas criaturas estão em situação de vulnerabilidade.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Elimar Rabello (PSB), ressaltou que "os animais não têm voz", e por isso é imprescindível o cuidado e a proteção das espécies em situações precárias. Ele destacou a importância de ações educativas, de fiscalização e de punição aos responsáveis por maus-tratos. Rabello ainda reforçou que a participação de crianças e adolescentes no evento é fundamental para disseminar o respeito e os cuidados necessários com os animais.
A vereadora Eliane Turini (PSB) também manifestou sua preocupação com a causa, afirmando que os animais são seres que dançam ao redor de nós sem saber gritar por socorro. “É nossa responsabilidade gritar e agir em busca de adoções carinhosas e zelosas”, reiterou.
O vice-prefeito de Vargem Alta, Eugênio Agrizzi (PSB), afirmou que a conscientização é o caminho para erradicar a problemática do abandono e maus-tratos. Ele destacou iniciativas da Prefeitura, como programas de castração, que visam garantir uma população animal sustentável e bem cuidada.
Conscientização sobre Esporotricose
A médica veterinária Vanessa Thomazini abordou também a esporotricose, uma infecção fúngica que tem se espalhado entre cães e gatos, e que pode afetar também os humanos. Segundo a veterinária, a doença é altamente contagiosa e provoca lesões que necessitam de tratamento imediato. A castração foi citada como uma medida preventiva essencial, já que muitos casos de transmissão ocorrem devido a brigas entre animais, especialmente durante o cio.
Atuação Parlamentar
A deputada Janete de Sá (PSB) fez um retrospecto sobre a atuação das duas comissões da Ales, mencionando que a CPI se tornou referência em iniciativas de defesa animal em nível estadual e nacional. Ela detalhou o trabalho de resgate de animais que sofrem maus-tratos e a implementação de políticas públicas que visam proteger esses seres.
A parlamentar também mencionou a legislação de sua autoria, a Lei 11.792/2023, que instituiu o Programa de Controle Populacional e Bem-Estar de Animais Domésticos. O programa, chamado PETVIDA, em parceria com prefeituras e ONGs, expansivamente realiza a castração de animais em situação de risco.
Durante o evento, vários filhotes foram disponibilizados para adoção, oferecendo à comunidade a oportunidade de proporcionar lares amorosos para os animais protegidos. As ações no “Dia D” visaram despertar na população a consciência sobre a importância do respeito, cuidado e dignidade que todos os animais merecem.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Ales apoia “Dia D” de proteção aos animais em Vargem Alta