Conteúdo Exclusivo:

Concurso de Desenho em Cachoeiro promove educação para o trânsito

Concurso de Desenho Promove Conscientização sobre Trânsito Seguro em...

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de...

Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia em Cachoeiro neste domingo

Início do Campeonato Municipal de Futebol 2025 em Cachoeiro...

Acordo do Governo do ES garante água reciclada para indústrias em 2027

Governo ESAcordo do Governo do ES garante água reciclada para indústrias em 2027

Vale e Cesan Assinam Memorando de Entendimentos para Utilização de Água de Reúso em Vitória

Vila Velha, ES – Em um passo importante em direção à sustentabilidade hídrica, a Vale, em parceria com o consórcio Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), oficializou, na quarta-feira (09), um Memorando de Entendimentos (MoU). A cerimônia ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, e teve a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e de representantes das duas empresas envolvidas, incluindo o presidente da Cesan, Munir Abud, o diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero, e o CEO da GS INIMA Brasil, Paulo Roberto de Oliveira.

O Memorando estabelece uma avaliação conjunta para o fornecimento de água proveniente do tratamento de esgoto sanitário da Grande Vitória, conhecida como água reciclada ou de reúso, que será destinada ao uso operacional da Unidade Tubarão, localizada em Vitória. O investimento projetado para a iniciativa é de aproximadamente R$ 250 milhões, com previsões para início das operações no ano de 2027.

O governador Renato Casagrande destacou a relevância do projeto, afirmando que a utilização de água de reúso permitirá transformar quase metade do esgoto proveniente da cidade em água para uso industrial. “Esse investimento é crucial tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a minimização da captação de água destinada ao consumo humano. Cuidar e economizar água é uma responsabilidade coletiva”, enfatizou.

Casagrande também se referiu ao contexto de escassez hídrica enfrentado pelo Estado nos últimos anos, ressaltando a necessidade de priorizar o uso da água para o consumo humano. Ele reafirmou o compromisso do governo em universalizar ações para o saneamento da Região Metropolitana antes do prazo estipulado no Marco Legal do Saneamento. “Essas obras já estão em andamento e visam garantir cada vez mais qualidade de vida à nossa população”, completou.

A abordagem inovadora da Vale busca alternativas para a redução do uso de água potável nas atividades operacionais. O diretor de Pelotização da empresa, Rodrigo Ruggiero, mencionou que essa iniciativa se insere em um protocolo de intenções assinado com a Cesan no ano passado. “Estamos realizando estudos e explorando soluções que viabilizem o uso de água de reúso, tornando o ciclo hídrico mais sustentável”, afirmou.

A avaliação conjunta terá como foco, além das questões técnicas, a definição do modelo de negócio a ser implementado. A expectativa é que a Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), a ser construída na Serra, forneça pelo menos 50 litros de água por segundo para a Vale. Ruggiero apontou que, em um futuro próximo, a água nova fornecida pela Cesan será destinada exclusivamente ao consumo humano do complexo industrial.

Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS INIMA Brasil, ressaltou a missão da empresa em oferecer soluções hídricas sustentáveis à população e à indústria. “Estamos comprometidos nesse projeto pioneiro de reciclagem de água no Espírito Santo, que contribui para a segurança hídrica e para a preservação dos recursos naturais”, afirmou.

Munir Abud, presidente da Cesan, afirmou que a parceria consolida o Espírito Santo como um estado protagonista na busca de inovações para a segurança hídrica. “A utilização de água de reúso para fins industriais é um avanço significativo para a sustentabilidade ambiental e econômica, permitindo a preservação da captação de água dos mananciais para o consumo humano”, declarou.

Os resultados dos estudos sobre as condições técnicas e operacionais necessárias para viabilizar o suprimento de água serão apresentados em até seis meses.

Para mais informações, a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado e a Coordenadoria de Comunicação da Cesan estão à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer detalhes adicionais.

Contato para Imprensa:

  • Assessoria de Comunicação do Governo: Giovani Pagotto – [email protected]
  • Coordenadoria de Comunicação da Cesan: Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini – (27) 2127-5074 / 99802-9043

Fonte: Governo ES

Últimas

Desfalques e a Escalação do Bahia para o Confronto com o Confiança

Bahia se prepara para enfrentar o Confiança na Copa...

PCES conclui inquérito sobre tentativa de latrocínio a policial

Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre tentativa...

Governo do ES mantém 2º lugar em cobertura vacinal contra gripe

Espírito Santo Consolida Segundo Lugar no Ranking Nacional de...

SINE de Anchieta oferece 42 vagas de emprego nesta sexta-feira; confira!

Na Casa do Cidadão, o SINE de Anchieta oferece...

Newsletter

Mais Lidas

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Israel registra maior número de jornalistas mortos na história.

Conflito em Gaza: A Morte de Jornalistas Alcance Histórico Em...

Marataízes entrega carteirinhas APAE para inclusão infantil

Marataízes Implementa Distribuição de Carteirinhas para Crianças com Deficiência Marataízes,...

Anchieta oferece 43 novas vagas de emprego disponíveis hoje para a população

Prefeitura de Anchieta oferece 43 novas vagas de emprego...

SINE de Anchieta oferece 41 novas vagas de emprego em diversas áreas

Prefeitura Municipal de Anchieta abre 41 vagas de emprego...

Desfalques e a Escalação do Bahia para o Confronto com o Confiança

Bahia se prepara para enfrentar o Confiança na Copa do Nordeste com diversas incertezas O Esporte Clube Bahia se mobiliza para o confronto contra o...

PCES conclui inquérito sobre tentativa de latrocínio a policial

Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre tentativa de latrocínio contra policial militar A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia...

Governo do ES mantém 2º lugar em cobertura vacinal contra gripe

Espírito Santo Consolida Segundo Lugar no Ranking Nacional de Vacinação contra a Influenza O Estado do Espírito Santo alcançou a marca de 55,98% de cobertura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui