Reunião em Marilândia Discute Governança das Bacias Hidrográficas no Espírito Santo
Na última quinta-feira, 9 de outubro, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) participou de uma importante reunião nos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) Pontões e Lagoas, e Barra Seca e Foz do Rio Doce, no município de Marilândia, localizado na região Noroeste do Estado do Espírito Santo. O encontro reuniu representantes de diversos municípios que são atendidos por ambos os comitês, com o propósito central de discutir o fortalecimento das estruturas de governança das bacias hidrográficas.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas para a unificação dos CBHs Pontões e Lagoas e Barra Seca e Foz do Rio Doce. O diretor geral da Agerh, Fábio Ahnert, explicou que a proposta visa não apenas aumentar a representatividade, mas também a eficiência na gestão dos recursos hídricos da região. “Essa medida busca fortalecer as estruturas de governança e integrar melhor a gestão de uma área maior, considerando que o Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Doce já apresenta projeções para ambas as bacias capixabas”, afirmou Ahnert.
Na ocasião, o presidente do CBH Doce, José Carlos Junior Loss, e técnicos da Agerh aproveitaram a oportunidade para esclarecer pontos importantes sobre o decreto estadual publicado em setembro, que institui a cobrança pelo uso da água no estado. Essa medida tem como objetivo incentivar a racionalização do uso de água e arrecadar recursos para os Planos de Recursos Hídricos, que visam à preservação e recuperação das bacias hidrográficas.
A reunião, que reforçou o compromisso da Agerh com a gestão sustentável da água, se configura como um passo significativo para a melhoria da governança hídrica no Espírito Santo, promovendo a colaboração entre diferentes municípios e a integração de esforços para a gestão dos recursos hídricos.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Agerh está disponível através dos seguintes contatos:
- Georgia Gonçalves
- Telefone: (27) 3347-6207 e 98154-5044
- E-mail: [email protected]
Redes sociais:
- Instagram: @meioambientees
- Facebook: Meio Ambiente ES
- Youtube: Agerh ES
Fonte: Governo ES