A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta lança uma série de iniciativas para estruturar o atendimento às pessoas em situação de violência, com um foco especial no cuidado às mulheres. As ações estão inseridas na campanha Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher.
Um dos principais avanços dessa iniciativa é a construção de fluxos de atendimento em saúde, que têm como objetivo orientar e padronizar os serviços prestados no município. Dentre os novos fluxos, destaca-se o modelo específico para mulheres vítimas de violência, além de protocolos voltados para vítimas de violência sexual, tanto para atendimentos ocorridos até 72 horas após a exposição, quanto para aquelas que procuram ajuda após esse período. Essas medidas visam garantir agilidade, acolhimento e segurança no atendimento às mulheres.
A Secretaria não se limita à organização interna dos serviços; também promove atividades de conscientização e orientação junto à população e a parceiros institucionais. Pamila Schmidt, enfermeira e uma das organizadoras das ações, afirma que “o objetivo é fortalecer a rede de atendimento, ampliar o acolhimento e conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar todas as formas de violência contra a mulher”.
As atividades programadas incluem apresentações e encontros que abordam o tema da violência contra a mulher. Entre as principais datas, está marcada para 22 de agosto uma apresentação para colaboradores da empresa Samarco, intitulada “Violência contra a mulher sob o olhar da Saúde”. Para 27 de agosto, está prevista uma atividade no Centro de Especialidades Unificado (CEU), que contará com uma apresentação teatral abordando o tema. No dia 29 de agosto, haverá um encontro no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em parceria com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), onde serão discutidas a atuação do setor saúde na violência contra a mulher e orientações sobre exposição a riscos biológicos.
Foto: Prefeitura de Anchieta