No mês de agosto, a Prefeitura de Anchieta intensifica a campanha de combate ao tabagismo, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. O tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo, com mais de 160 mil mortes anuais no Brasil, resultantes de doenças como câncer e doenças cardiovasculares.
Além de alertar sobre os riscos do cigarro convencional, Anchieta chama atenção para os perigos dos cigarros eletrônicos, que, apesar de suas marcas modernas e sabores atrativos, possuem alto potencial nocivo. “Esses dispositivos contêm nicotina e substâncias tóxicas que provocam dependência e aumentam riscos para a saúde”, destaca Cristina Machado Medeiros, coordenadora do Programa em Anchieta.
Os moradores que desejam parar de fumar podem buscar apoio nas Unidades de Saúde da cidade, onde encontrarão orientação profissional, grupos de apoio e tratamento medicamentoso, tudo oferecido gratuitamente pela rede municipal. “Com informação e acompanhamento adequado, é possível vencer esse desafio e conquistar uma vida mais saudável”, completa Cristina.
Para mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a população deve procurar sua Unidade de Saúde local para orientações e encaminhamentos.
Foto: [Autor da foto]