Em uma iniciativa que promove uma Saúde mais Acolhedora e acessível, a Prefeitura de Anchieta realizou atendimentos exclusivos para trabalhadores da construção civil na última quinta-feira. A ação, que ocorreu no horário noturno na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 2, ocorreu em consonância com o Abril Verde, uma campanha que enfatiza a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Os atendimentos foram feitos com horário previamente agendado, se estendendo até as 21 horas, e contaram com a participação de médicos, dentistas e enfermeiros. Com isso, a Prefeitura buscou facilitar o acesso a serviços de saúde para profissionais como pedreiros, pintores e serventes, que frequentemente enfrentam dificuldades em buscar atendimento durante o horário comercial.
Durante o evento, a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador também ofereceu orientações sobre a prevenção de acidentes e cuidados com a saúde no trabalho. Dados recentes apontam que 252 acidentes de trabalho foram registrados no ano anterior em Anchieta, com uma concentração significativa entre os pedreiros.
“O objetivo foi atender um público que muitas vezes coloca a saúde em segundo plano por conta da rotina intensa. Estamos buscando formas de acolher todos os trabalhadores da cidade, com foco na saúde preventiva”, afirma o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini.
Foto: Autor desconhecido.