A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta tem investido significativamente na ampliação do acesso da população a exames diagnósticos, fortalecendo a capacidade da rede pública de saúde. Com a oferta de mais de 300 tipos de exames, desde análises básicas até procedimentos complexos, o município tem promovido uma melhora substancial no acompanhamento da saúde dos cidadãos.
Os dados recentes apresentaram um panorama positivo, com mais de 105 mil exames realizados no primeiro quadrimestre de 2026, evidenciando o comprometimento da gestão em tornar os serviços de saúde mais resolutivos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente o laboratório municipal de Anchieta registrou 85.985 exames, um crescimento de 31% em relação ao último quadrimestre de 2025, quando foram realizados 65.754 procedimentos. O número de pacientes atendidos também cresceu de 5.897 para 6.353.
Além desses números, os exames realizados por laboratórios terceirizados refletiram um avanço semelhante, com 19.622 exames feitos, comparado a 15.112 no período anterior, atendendo 4.558 pacientes. O secretário municipal de Saúde, Renato Lorencini, destacou que “quando ampliamos a oferta de exames, conseguimos agilizar diagnósticos e iniciar tratamentos mais rapidamente, proporcionando melhor qualidade de vida à população.”
Na área de exames especializados, a rede municipal contabilizou 2.809 procedimentos, incluindo ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas e monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Estas iniciativas são fundamentais para assegurar um atendimento de saúde mais eficaz e abrangente em Anchieta.
Foto: [Fotógrafo]