Anchieta se destaca no cenário educacional capixaba com índices de alfabetização acima da média
Dados recentes do Ministério da Educação (MEC) colocaram Anchieta entre os municípios com os melhores índices de alfabetização de crianças até 7 anos no Espírito Santo. Com uma nota de 88,41, Anchieta superou a média estadual, que é de 71,7, além de se destacar em leitura e fluência, ultrapassando os municípios da Grande Vitória.
O prefeito Léo Português atribui este bom desempenho a vários fatores, entre eles, o considerável investimento da gestão municipal na educação. Segundo o Tribunal de Contas, Anchieta ocupa a segunda posição no estado em termos de aplicação de recursos educacionais. “Temos investido muito na educação e os resultados estão aparecendo. O bom desempenho no IDEB e a posição de destaque na avaliação nacional de alfabetização são evidências disso”, ressaltou Léo.
Com quase 100% de escolarização para crianças de 6 a 14 anos, a estrutura educacional de Anchieta se mantém robusta, fomentada pela capacitação de professores e pelo apoio familiar. Além disso, a cidade participa ativamente de pactos estaduais educativos. Em 2024, a conquista do Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo MEC, com pontuação máxima em gestão, formação, estrutura e avaliação, comprova a qualidade do ensino local.
Foto: Autor desconhecido.