São Silvestre: Atletas Rosa Mota, Marilson dos Santos e Carmem de Oliveira são eternizados no Hall da Fama
São Paulo, 29 de dezembro de 2025 – A história da corrida de rua foi celebrada hoje com a cerimônia de homenagem aos atletas Rosa Mota, de Portugal, e Marilson dos Santos e Carmem de Oliveira, do Brasil, que tiveram suas marcas de pés eternizadas no Hall da Fama da corrida internacional de São Silvestre. O evento ocorreu durante a Expo São Silvestre, realizada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.
As placas com as impressões dos pés dos três atletas se juntam à do queniano Paul Tergat, maior vencedor da prova entre os homens, com cinco vitórias. Tergat inaugurou o Hall da Fama em agosto deste ano, com as comemorações da centésima edição da mais tradicional corrida de rua do país.
![]()
Rosa Mota durante cerimônia de homenagem de 100 anos de história da corrida. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A lenda da corrida, Rosa Mota, comentou sobre a honra de ser eternizada. Vencedora da São Silvestre por seis vezes consecutivas, entre 1981 e 1986, a atleta expressou sua gratidão, ressaltando a importância da corrida em sua vida. “Fico muito orgulhosa por fazer parte desta história. Espero que muitos de vocês também façam. Fiquei apaixonada pela corrida e participei durante seis anos consecutivos”, afirmou.
Outro destaque foi Carmem de Oliveira, a primeira brasileira a vencer a prova desde a abertura à participação de estrangeiros. Ela destacou a relevância do evento e a importância das conexões feitas ao longo dos anos. “Estou aqui curtindo esses mimos. Para mim, hoje isso aqui é um prêmio”, declarou.
![]()
Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a prova. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Marilson dos Santos também foi homenageado. Com três vitórias na São Silvestre (2003, 2005 e 2010), ele destacou a importância da corrida na cultura esportiva do Brasil. “É a maior prova que a gente tem no país. Todo mundo que diz que está correndo quer correr a São Silvestre. É muito gratificante fazer parte dessa história”, disse.
A 100ª edição da corrida acontece na manhã da próxima quarta-feira (31). Este ano, um recorde de mais de 55 mil pessoas se inscreveram para participar, reafirmando a popularidade do evento.
Fonte: Agência Brasil – Paulo Pinto.
Brasileiros e portuguesa entram para o Hall da Fama da São Silvestre
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes