Prazo de Inscrições para o Edital Black STEM é Prorrogado até 12 de Maio
O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. A data inicial para o fim das inscrições era prevista para quarta-feira. O programa visa apoiar estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidas pela sigla em inglês STEM.
A iniciativa é promovida pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, com o apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos que atua na redução das desigualdades sociais no Brasil.
Detalhes do Programa
Nesta edição, o Black STEM oferece três bolsas complementares de R$ 35 mil a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas). O valor é destinado a cobrir despesas anuais de permanência em universidades fora do Brasil, incluindo moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.
Os selecionados também terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras e participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá e outras instituições relacionadas à temática.
Resultados de 2024
Na edição anterior, em 2024, quatro estudantes foram contemplados e atualmente estudam em países como China, Estados Unidos e Portugal, em cursos variados, incluindo ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.
Inscrições e Critérios
A inscrição para os interessados deve ser realizada de forma virtual, acessando a página do Fundo Baobá e preenchendo o formulário online. O resultado, com a lista de selecionados, será divulgado em 8 de julho.
Quem pode se candidatar?
Para se candidatar, é necessário que a pessoa seja negra, brasileira nata ou naturalizada. Os candidatos devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo previsto para 2025. Alternativamente, os candidatos podem estar em estágio avançado de processo seletivo.
Além disso, é imprescindível que os candidatos tenham sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição onde irão estudar, ou de outra fonte de recursos; ou estejam em estágio avançado de processo seletivo para obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas com subsídio total ou parcial também serão considerados.
Para mais informações, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada
Fonte: Agencia Brasil.
Educação