Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro orienta empreendedores sobre nova Reforma Tributária

Reforma Tributária: Evento em Cachoeiro de Itapemirim Esclarecerá Novas...

Tina Show e Bloco Batatinha Quente agitam o Cachoeiraço 2026

Cachoeiraço 2026: Tina Show é a Atração Principal do...

Flávia Mendonça é confirmada no Cachoeiraço 2026 em Cachoeiro

Cachoeiraço 2026: Flávia Mendonça é Confirmada na Programação do...

Brasil e México firmam acordos para expandir comércio agrícola.

EconomiaBrasil e México firmam acordos para expandir comércio agrícola.

Vice-presidente Alckmin destaca resultados de visita ao México em reunião com Claudia Sheinbaum

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, avaliou como positiva a sua visita oficial ao México, concluída nesta quinta-feira (28) na Cidade do México. O ponto alto da viagem foi a audiência com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, realizada no Palácio Nacional.

Durante a coletiva de imprensa antes de retornar a Brasília, Alckmin anunciou que convidou a presidenta para participar da COP30, que ocorrerá em Belém, no próximo mês de novembro. “Falamos de multilateralismo, fortalecimento da democracia, inclusão e combate à fome. Então, foi uma conversa muito proveitosa”, destacou.

A relação comercial entre Brasil e México, as duas maiores economias da América Latina, demonstrou-se robusta, com uma corrente de comércio que totalizou US$ 13,6 bilhões em 2024. Um dos principais objetivos da visita foi expandir as negociações comerciais, principalmente em setores estratégicos como agronegócio e indústria.

Alckmin, que estava acompanhado por empresários e por integrantes de seu ministério, como os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Planejamento, Simone Tebet, anunciou a assinatura de acordos visando a abertura de novos mercados entre os dois países. Entre os produtos que serão comercializados pelo Brasil, estão aspargos, pêssegos e derivados de atum, enquanto o México abrirá seu mercado para farinha de ração animal destinada a bovinos e suínos.

Pacote contra a inflação

O governo brasileiro também solicitou ao México a continuidade dos incentivos do Pacote contra a Inflação e a Escassez (Pacic), que facilita a compra de alimentos pelo Brasil. “O México é o segundo destino da carne bovina brasileira. Solicitamos a continuidade do Pacic, pois ele complementa a agropecuária mexicana”, comentou Alckmin. Ele destacou que o Brasil está comprometido com a rastreabilidade individual da carne, uma exigência mexicana, e que há um cronograma em andamento para atender essa demanda.

Alckmin também mencionou o progresso nas conversas para a atualização do Acordo de Complementação Econômica nº 53 (ACE 53), assinado em 2002, que visa a eliminação ou redução de tarifas de importação para cerca de 800 itens tarifários. Além disso, acordos foram firmados nas áreas de vigilância sanitária e pesquisa sobre arboviroses, incluindo a troca de experiências no desenvolvimento de vacinas como a da dengue.

Venda do KC-390

Outro destaque da agenda foi o avanço nas negociações da Embraer no México. A empresa brasileira anunciou a venda de 20 aeronaves das famílias de jatos E190 e E195 para a Mexicana de Aviación, a maior companhia aérea do país. Alckmin também indicou a intenção do governo brasileiro de abrir negociações para a venda do cargueiro KC-390, uma aeronave multimissão com capacidades variadas, incluindo transporte e reabastecimento aéreo.

“A Embraer está presente no México e possui uma fábrica de componentes com mais de mil colaboradores. Colocamos a pretensão de oferecer o cargueiro KC-390. Não foi resolvido, mas ficou o pleito brasileiro com todos os argumentos favoráveis”, finalizou o vice-presidente.

Com essa visita, Alckmin reafirmou o compromisso do Brasil em estreitar laços comerciais e promover novas oportunidades econômicas com o México, visando fortalecer as relações bilaterais entre as duas nações.

Imagens reproduzidas da Agência Brasil. Link da imagem: Agência Brasil.

Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

Últimas

Doação de Sangue em Anchieta: Agende seu horário para 22 de janeiro!

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de...

Praia Acessível em Piúma: Banho de Mar para Todos

Programa Praia Acessível garante banho de mar na orla...

Cachoeiro orienta empreendedores sobre nova Reforma Tributária

Reforma Tributária: Evento em Cachoeiro de Itapemirim Esclarecerá Novas...

Tina Show e Bloco Batatinha Quente agitam o Cachoeiraço 2026

Cachoeiraço 2026: Tina Show é a Atração Principal do...

Newsletter

Mais Lidas

Governo do ES: 90 estudantes embarcam para intercâmbio na Irlanda

Estudantes da Rede Pública Estadual Embarcam para Intercâmbio na...

Programação do Verão 2026 em Anchieta Oferece Atrações para Toda a Família

Anchieta se prepara para um final de semana repleto...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Polícia Civil desmantela associação criminosa de furto de veículos

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Associação Criminosa...

PCES Prende Suspeito de Quádrupla Tentativa de Homicídio em Vitória

Operação da Polícia Civil resulta em prisões no Morro...

Doação de Sangue em Anchieta: Agende seu horário para 22 de janeiro!

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma ação de doação de sangue no dia 22 de janeiro, a...

Praia Acessível em Piúma: Banho de Mar para Todos

Programa Praia Acessível garante banho de mar na orla central de Piúma Piúma, 19 de janeiro de 2026 – A Prefeitura de Piúma dá mais...

Cachoeiro orienta empreendedores sobre nova Reforma Tributária

Reforma Tributária: Evento em Cachoeiro de Itapemirim Esclarecerá Novas Regras para Empreendedores A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui