Conteúdo Exclusivo:

Cuidado: Procon de Cachoeiro alerta sobre novos golpes do Pix!

Cresce o Número de Golpes Envolvendo o Pix em...

Cachoeiro destaca cultura e inovação na Feira dos Municípios 2025

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim marca presença na Feira...

Cachoeiro celebra regularização do Estrela do Norte e apoio esportivo

Estrela do Norte Futebol Clube recebe apoio da Prefeitura...

BRICS veem produção científica crescer 10 vezes de 2000 a 2024

InternacionalBRICS veem produção científica crescer 10 vezes de 2000 a 2024

A Produção Científica no BRICS: Brasil Fica Atrás em Crescimento

O número de artigos científicos publicados por pesquisadores dos países que integram o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) teve um crescimento expressivo, com aumento superior a dez vezes entre os anos 2000 e 2024. No entanto, em 2024, o Brasil registrou menos de 100 mil publicações, em um total de mais de 2 milhões de artigos gerados por cientistas do bloco.

Os dados são de uma pesquisa conduzida pelo professor Odir Dellagostin, da Universidade Federal de Pelotas, e foram extraídos da Scopus, considerada a maior base de dados de literatura científica revisada por pares no mundo. Segundo Dellagostin, a produção científica do Brasil teve um crescimento constante até 2021, em paralelo com a expansão da pós-graduação. “Enquanto a pós-graduação estava crescendo, a produção científica também evoluía”, explica.

Entretanto, o cenário mudou drasticamente nos últimos anos. O Brasil enfrentou uma queda na produção de artigos científicos em 2022 e 2023, coincidente com uma retração no número de pesquisadores acadêmicos no país. Em 2024, houve uma leve recuperação, com 4 mil publicações a mais e a titulação de quase 600 novos mestres e doutores. Porém, a preocupação persiste, já que o Brasil caiu 10,1% na produção científica entre 2021 e 2024, enquanto outros países do BRICS apresentaram crescimentos significativos, como os Emirados Árabes (mais de 60%), a Índia (41%) e a China (20%).

Dellagostin alerta que o Brasil pode estar “perdendo o bonde” do crescimento científico do bloco. Ele aponta a falta de financiamento como um dos fatores para a desaceleração, mas não o principal. “A forma como nós enfrentamos a pandemia, fechando laboratórios, foi um fator que contribuiu muito, mas também há uma desmotivação dos pesquisadores, até pelo discurso anticiência de alguns dos nossos governantes e pela desvalorização da ciência perante parte da sociedade”, ressalta.

Outro ponto crítico destacado pelo professor é a baixa absorção de doutores no mercado, o que impacta diretamente na motivação dos pesquisadores. “A absorção dos doutores tem sido baixa nos últimos anos. Isso também contribui para a queda na produção e impacta a motivação. Esse é um ponto crucial que nós teremos que discutir: a implementação da carreira de pesquisador no Brasil”, defende.

Parcerias Científicas do Brasil

Os dados compilados por Dellagostin também revelam que o Brasil mantém poucas parcerias científicas com os países do BRICS, privilegiando colaborações com os Estados Unidos e a Europa. O professor sugere uma mudança de foco. “Estamos vendo uma mudança de orientação; o fiel da balança está mudando. Os Estados Unidos eram a referência, mas isso está mudando rapidamente. Em 2024, a China produziu 60% a mais do que os Estados Unidos. A Índia já ultrapassou os países europeus e é o terceiro maior produtor de artigos científicos do mundo. Portanto, devemos olhar mais para a Ásia”, pondera.

Por fim, Dellagostin considera que a criação de um conselho de pesquisa conjunto entre os países do BRICS, semelhante ao European Research Council, poderia alavancar a colaboração científica no bloco. “Um Brics Research Council que recebe recursos dos países e aloca para pesquisas em colaboração seria um passo fundamental”, conclui.

Imagens

Agência Brasil

Agência Brasil

Brics aumentam produção científica em 10 vezes entre 2000 e 2024

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Últimas

Laboratório de Escritas no Hub ES+ Fomenta Biografias e Autobiografias

Programa de Laboratório de Escritas Para Biografia e Autobiografia...

Polícia Civil prende jovem por série de roubos à mão armada na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão...

Polícia Civil de ES captura homem foragido desde 2021 em Aracruz

Polícia Civil do ES captura homem foragido desde 2021...

Governo do ES promove primeira mostra literária na Penitenciária de São Mateus

Primeira Mostra Literária na Penitenciária Regional de São Mateus...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro celebra regularização do Estrela do Norte e apoio esportivo

Estrela do Norte Futebol Clube recebe apoio da Prefeitura...

Bahia Fecha Contrato Definitivo com Promessa Kayky Após Passagem pelo City

Bahia Renova Contrato de Kayky até 2029: Promessa Tricolor...

Sine de Anchieta oferece 31 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira 13

A cidade de Anchieta está com 31 oportunidades de...

Cachoeiro: Sala do Empreendedor registra crescimento histórico em 2025

Cachoeiro de Itapemirim Registra Crescimento Histórico nos Atendimentos da...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Laboratório de Escritas no Hub ES+ Fomenta Biografias e Autobiografias

Programa de Laboratório de Escritas Para Biografia e Autobiografia Tem Início em Vitória Terá início no próximo dia 19 de julho o “Laboratório de Escritas...

Polícia Civil prende jovem por série de roubos à mão armada na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão Preventiva por Roubos à Mão Armada na Serra A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por...

Polícia Civil de ES captura homem foragido desde 2021 em Aracruz

Polícia Civil do ES captura homem foragido desde 2021 em Aracruz A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deu um passo importante na busca por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui