Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro melhora acesso à Aldeia das Águas com recuperação de estrada

Recuperação da Estrada do Condomínio Aldeia das Águas em...

Dicas do Procon de Cachoeiro para compras de material escolar

Procon de Cachoeiro Orienta Pais Sobre Compra de Material...

Guarda Civil de Cachoeiro apreende veículo suspeito de clonagem

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro Apreende Veículo Suspeito de...

Cachoeiro começa atualização do PDM com participação da população

CachoeiroCachoeiro começa atualização do PDM com participação da população

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Inicia Revisão do Plano Diretor Municipal

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), dá início neste mês ao processo de revisão pontual do Plano Diretor Municipal (PDM). Esta iniciativa visa adequar a legislação urbanística às reais necessidades do município e à dinâmica de crescimento da cidade. A primeira audiência pública ocorrerá no dia 27 de setembro (terça-feira), dando início a um extenso processo de diálogo com a população.

Promulgado em 2021 pela Lei nº 7915/2021, o PDM é a principal ferramenta de planejamento da cidade, orientando a ocupação e uso do solo em áreas urbanas e rurais. Embora a revisão completa do plano devesse acontecer a cada 10 anos, a administração municipal identificou a necessidade de ajustes pontuais em áreas específicas que atualmente limitam o desenvolvimento local.

“O que está sendo proposto não é uma revisão completa, mas modificações pontuais que visam destravar o crescimento do município. A legislação atual tem se mostrado muito restritiva e desalinhada com práticas de outras cidades, dificultando a implementação de projetos que poderiam gerar emprego e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Rogério Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Desafios Urbanos

Cachoeiro de Itapemirim enfrenta desafios históricos relacionados à ocupação desordenada, características geográficas, e problemas ambientais. A topografia acidentada, junto à presença de um rio significativo que atravessa a cidade, contribui para questões como enchentes e o uso inadequado de áreas de proteção.

As mudanças propostas incluem temas estratégicos como a criação de novas zonas industriais, a adequação de índices urbanísticos, a revisão de gabaritos de edificações e a reavaliação de loteamentos com acesso controlado. Essas alterações pretendem tornar Cachoeiro mais atraente para investimentos e facilitar a legalização de empreendimentos que atualmente são inviabilizados pela legislação.

“Estamos lidando com uma burocracia excessiva nos licenciamentos urbanísticos, resultado de uma legislação muito restritiva. É fundamental modernizar esse processo, sempre equilibrando desenvolvimento econômico e sustentabilidade, sem descuidar do meio ambiente e da mobilidade urbana”, ressaltou Ribeiro.

Impactos para a População

As alterações na legislação urbanística esperam impactar diretamente a vida dos moradores de Cachoeiro, com uma maior agilidade na obtenção de alvarás de construção e reforma, além de estimular a geração de empregos e a arrecadação municipal. A proposta também busca impedir o êxodo populacional e fomentar novas oportunidades, incluindo a criação de um distrito industrial.

Programação de Participação

Para assegurar a participação da sociedade, o processo de revisão contará com uma programação abrangente. Serão realizadas quatro audiências públicas (com três delas de forma online e uma presencial), reuniões comunitárias em todos os distritos, dois workshops, três reuniões temáticas e uma consulta pública através do site da Prefeitura.

Uma página exclusiva será disponibilizada no site da Prefeitura da Cachoeiro a partir da próxima semana, contendo todas as informações atualizadas sobre o processo. Esta página incluirá cronograma de eventos, materiais explicativos em linguagem acessível, atas, fotos e formulários para envio de sugestões. Dependendo do tipo de evento, algumas atividades poderão exigir inscrição prévia, que será comunicada com antecedência.

“A participação da população é fundamental. Haverá muitas oportunidades para os moradores contribuírem com ideias e sugestões. Estamos comprometidos com um processo democrático e transparente, que possibilite a construção coletiva de uma cidade melhor, com mais oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, finalizou Rogério Ribeiro.

Prefeitura inicia processo de atualização do PDM com participação popular – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Últimas

Segurança do Atletiba 2026: PM-PR anuncia plano para Athletico x Coritiba

PM-PR Define Medidas de Segurança para o Athletibas no...

Professor é preso por exploração sexual de menores em Serra

Polícia Civil do ES Prende Professor Investigado por Crimes...

Audiência pública em Piúma marca início do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura realiza audiência pública que marca o início do...

Cachoeiro melhora acesso à Aldeia das Águas com recuperação de estrada

Recuperação da Estrada do Condomínio Aldeia das Águas em...

Newsletter

Mais Lidas

Prefeitura de Piúma lança chamamento para credenciamento em Psicologia e Serviço Social

Prefeitura de Piúma Lança Chamamento Público para Credenciamento nas...

Brasil expressa pesar por mortes no Irã e apoia sua soberania

Governo Brasileiro Acompanha com Preocupação Manifestações no Irã Em uma...

Líder religioso é preso por estupro de vulnerável em Ibatiba

Polícia Civil do ES Prende Líder Religioso Acusado de...

Prefeitura de Anchieta publica calendário dos salários de 2026 para servidores

A Prefeitura de Anchieta anunciou o calendário de pagamento...

Jogue Caça Níquel Na Electric Sam

Jogue Caça Níquel Na Electric Sam Consequentemente, jogue caça...

Segurança do Atletiba 2026: PM-PR anuncia plano para Athletico x Coritiba

PM-PR Define Medidas de Segurança para o Athletibas no Paranaense de 2026 A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) anunciou os detalhes das medidas de segurança...

Professor é preso por exploração sexual de menores em Serra

Polícia Civil do ES Prende Professor Investigado por Crimes Sexuais A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Proteção à Criança...

Audiência pública em Piúma marca início do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura realiza audiência pública que marca o início do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Piúma, 15 de janeiro de 2026 — Na noite da última...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui