Exoneração do Secretário de Administração de Cachoeiro de Itapemirim
Cachoeiro de Itapemirim, 22 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou, nesta quinta-feira (22), a exoneração a pedido do secretário municipal de Administração, Amós Marcelino. A decisão será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (23). O atual Controlador Geral do Município, Fernando Moura, assumirá interinamente a pasta de Administração.
A exoneração foi solicitada por Amós Marcelino em resposta a uma acusação veiculada nas redes sociais, que sugeria suposta facilitação a uma empresa concorrente no processo licitatório para os serviços de limpeza urbana no município. Tanto Amós quanto o prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço, negaram veementemente as alegações.
Em defesa de sua gestão, o prefeito Ferraço expressou seu descontentamento com as acusações. “É importante ressaltar que o senhor Amós não teve qualquer participação na confecção deste processo licitatório. Nós tratamos os processos licitatórios com a máxima seriedade e respeito às diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas”, afirmou Ferraço.
O prefeito também abordou a questão da retificação no edital de licitação, que ocorreu para garantir a competitividade no processo. “A exigência de mil contentores para lixo poderia restringir a participação de outras empresas. Corrigimos isso imediatamente para evitar qualquer possível direcionamento”, explicou.
Ferraço enfatizou que a decisão de afastar Amós Marcelino visou assegurar a tranquilidade do ex-secretário, permitindo que ele se defendesse adequadamente. “Não há nenhuma denúncia formal ou reclamação contra o trabalho dele durante sua atuação na administração”, reiterou o prefeito, aguardando a apuração completa dos fatos.
Amós Marcelino também se manifestou sobre a situação. Surpreendido pelas acusações, reafirmou a integridade de seu trabalho à frente da secretaria. “Agradeço a confiança do prefeito Ferraço em mim. Todo o trabalho que desenvolvi foi pautado por honestidade e respeito às legislações vigentes”, declarou.
Em relação ao pedido de exoneração, Amós esclareceu que a decisão foi tomada para que pudesse se defender livremente. “As acusações são completamente inverídicas. Tomarei medidas judiciais para responsabilizar os autores destas mentiras”, finalizou.
O ex-secretário de Administração expressou seus votos de sucesso ao prefeito Ferraço na continuidade das atividades em benefício do desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim.
Prefeitura de Cachoeiro exonera, a pedido, o secretário municipal de Administração – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES