Inscrições do Enem 2025 Encerram-se Hoje: Estudantes Isentos Recebem Avisos pelo Gov.br
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 chega ao fim nesta sexta-feira, 6 de junho, às 23h59. Desde o início da semana, aproximadamente 900 mil estudantes isentos da taxa de inscrição de R$ 85 estão recebendo mensagens personalizadas na caixa postal do portal Gov.br, reforçando a informação de que não precisam efetuar o pagamento.
Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena a plataforma, os recados foram enviados a dois grupos específicos de estudantes: todos os alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas em 2025 e os beneficiários do programa Pé-de-Meia, ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Mensagens Personalizadas
As mensagens direcionadas aos estudantes do ensino médio em escolas públicas destacam que a inscrição já está pré-preenchida na Página do Participante. Os alunos devem confirmar e complementar seus dados até o final do prazo, além de escolher a língua estrangeira para a prova, entre inglês ou espanhol.
Por outro lado, os alunos do programa Pé-de-Meia que finalizarão a educação básica em 2025 são informados de que terão direito a um incentivo no valor de R$ 200, a ser pago em parcela única, se se inscreverem e comparecerem aos dois dias de provas do Enem 2025.
Datas das Provas
Conforme o edital, as provas do Enem 2025 estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa alteração foi feita em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém entre 10 e 21 de novembro de 2025.
Caixa Postal Gov.br
A caixa postal do Gov.br, criada em fevereiro deste ano, é um serviço gratuito disponível na área pessoal de todos os cidadãos cadastrados na plataforma do governo federal, que oferece cerca de 4,5 mil serviços digitais. Para acessar as mensagens, os usuários devem inserir seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada. É importante ressaltar que apenas aqueles com os selos de confiabilidade nível prata e ouro terão acesso à caixa postal, o que garante maior segurança das informações.
O MGI destaca que essa iniciativa visa assegurar que os cidadãos possam confiar nas mensagens recebidas, prevenindo fraudes e garantindo que informações não caiam em mãos erradas.
Atualmente, o Gov.br conta com mais de 167 milhões de usuários, sendo 100 milhões com os selos de confiança prata e ouro. O ministério aconselha os cidadãos a baixarem o aplicativo Gov.br e ativarem as notificações em seus dispositivos móveis para facilitar o acompanhamento de informações e serviços.
Informações extraídas de conteúdo publicado no site do Governo Federal do Brasil.
Candidatos isentos de taxa do Enem recebem orientações pelo Gov.br
Fonte: Agencia Brasil.
Educação