Aumento de Matrículas no Ensino Médio é Registrado pelo Censo Escolar 2024
Os dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), indicam um crescimento no número de matrículas no ensino médio em comparação ao ano anterior. No total, foram registradas 7,8 milhões de inscrições nas redes pública e privada, o que representa um aumento de 1,5% em relação às 7,6 milhões de matrículas contabilizadas em 2023.
Durante a apresentação do levantamento, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a reversão da tendência negativa observada nas matrículas durante a pandemia de covid-19, período em que houve uma queda de 0,4% na educação básica. “Neste ano não caímos, e até crescemos. Então, é uma tendência importante”, afirmou Santana.
O ministro anunciou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conduzirá estudos para que o governo federal possa avaliar com mais profundidade os efeitos do programa Pé-de-Meia. Este programa tem como objetivo incentivar o ingresso e a permanência de alunos no ensino médio, oferecendo incentivos financeiros para estudantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo.
O MEC aguarda a confirmação do número de matrículas na rede pública de ensino, que será enviada pelas redes educativas estaduais em maio, com o intuito de avaliar o impacto dessa política educacional.
Dados do Ensino Médio Regular
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2024, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 93,4% da população de 15 a 17 anos estava frequentando a escola em 2024. De acordo com o Censo Escolar, 82,5% dos alunos do ensino médio estão matriculados em turnos diurnos, enquanto 17,5% (equivalente a 1,4 milhão de estudantes) estão na modalidade noturna, ressaltando que essa é a única etapa da educação básica com tal percentual de matrícula noturna.
Em termos de localização, o ensino médio regular no Brasil é majoritariamente urbano, com 94,5% dos estudantes matriculados em escolas localizadas em áreas urbanas. A rede estadual de ensino é responsável pela maior parte das matrículas, com 6,5 milhões de alunos (83,1%), concentrando 95,8% dos estudantes da rede pública. Em contraste, a rede federal registrou 243,6 mil matrículas, correspondendo a 3,1% do total, enquanto a rede privada abrange cerca de 1 milhão de alunos, o que representa 13,2% das matrículas no ensino médio.
Além disso, o censo revelou que 42,2% das escolas de ensino médio possuem mais de 500 alunos matriculados.
Os resultados completos do Censo Escolar 2024 estão disponíveis no portal do Inep, acessível ao público para consulta e análise detalhada.

Número de alunos aumenta no ensino médio, mostra Censo Escolar 2024
Fonte: Agencia Brasil.
Educação