A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) está avançando significativamente na busca pela universalização dos serviços de saneamento básico no Espírito Santo. Com um investimento previsto de quase R$ 7 bilhões ao longo de até 25 anos, a empresa realizará um leilão de concorrência internacional de dois grandes contratos de Parceria Público-Privada (PPP) para a coleta e tratamento de esgoto em 43 municípios do estado.
O leilão está marcado para o dia 17 de junho na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. As empresas e consórcios interessados em participar devem apresentar suas propostas até o dia 6 de junho. O edital com todas as informações foi publicado no Diário Oficial da União e está disponível online.
O governador Renato Casagrande destacou a importância desse avanço para o saneamento capixaba, enfatizando que universalizar o saneamento é essencial para garantir saúde, dignidade e qualidade de vida para todos os capixabas. Ele ressaltou que o modelo de sucesso de Parcerias Público-Privada já em andamento em alguns municípios será expandido, trazendo benefícios concretos para a população.
O presidente da Cesan, Munir Abud, afirmou que o projeto é histórico para o Espírito Santo, pois garantirá que mais de 90% da população atendida pela empresa tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033. A iniciativa prevê a transferência da gestão do esgotamento sanitário e dos serviços administrativos para a iniciativa privada, por meio de concessão administrativa.
Ao todo, serão leiloados dois blocos que abrangem 43 municípios. O projeto beneficiará 1,18 milhão de capixabas, com a ampliação da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário, sem impacto na atual tarifa de água e esgoto praticada pela Cesan. Estão previstas a construção de 39 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), 219 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e a implantação de 1.200 quilômetros de redes coletoras.
Essa iniciativa contribuirá significativamente para a preservação ambiental, evitando a poluição de rios, praias e do mar capixaba, e promovendo a saúde pública. Com o final das obras e os imóveis ligados ao sistema, serão coletados, tratados e devolvidos ao meio ambiente milhões de litros de esgoto por dia.
O leilão dos contratos de PPP da Cesan representa um passo importante na busca pela universalização dos serviços de saneamento básico no Espírito Santo, trazendo benefícios para a população e para o meio ambiente. É um marco na história do estado e um compromisso com o futuro e a qualidade de vida dos capixabas.
Fonte: Governo ES