Center Magazine

Read the News

Subscribe

Follow us

Center Magazine

Read the News

Subscribe

Follow us

Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro realiza feira de Páscoa com atrações de 15 a 20 de abril

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para o 1º Arts...

Venda de palmito na Linha Vermelha ocorre em Cachoeiro na Semana Santa

Venda de Palmito Fresco em Cachoeiro de Itapemirim Atraí...

Procon Cachoeiro divulga preços de produtos para a Semana Santa

Feriado da Semana Santa: Procon de Cachoeiro Lança Pesquisa...

COP15 de Espécies Migratórias será no Brasil em março de 2026

InternacionalCOP15 de Espécies Migratórias será no Brasil em março de 2026

Brasil Liderará a 15ª Conferência da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias em Campo Grande

O Brasil foi escolhido como país anfitrião da 15ª Conferência da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), que ocorrerá de 23 a 29 de março de 2026, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Este importante encontro global reunirá líderes e chefes de Estado para discutir a revisão do tratado sobre a conservação da vida selvagem e dos habitats, além de propor novas estratégias para enfrentar as ameaças de extinção de espécies migratórias.

Participantes da conferência discutirão a proteção de diversas espécies ameaçadas, incluindo baleias, tubarões, arraias, peixes de água doce, tartarugas e aves. A secretária-executiva da convenção do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Amy Fraenkel, enfatizou que a escolha do Brasil, com sua rica biodiversidade, fortalece a cooperação internacional em prol da conservação. "Animais migratórios conectam o planeta, cruzando continentes, oceanos e céus em jornadas incríveis a cada ano, mas eles estão enfrentando pressões sem precedentes”, destacou.

A urgência climática, que impõe riscos à vida selvagem, é um tema central na agenda da COP15, visto que a saúde das espécies migratórias serve como indicador da saúde ambiental dos ecossistemas. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, comentou sobre a importância do Pantanal como cenário para este diálogo internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a proteção da biodiversidade. “Neste contexto de grande instabilidade no multilateralismo, reafirmo a forte intenção do Brasil de construir um futuro sustentável, justo e inclusivo”, declarou Silva.

O Brasil é membro da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens desde 2015 e, em nota divulgada pelo secretariado da convenção após o anúncio do evento, o PNUD reconheceu os avanços do país na proteção de sua biodiversidade migratória. "As espécies ameaçadas listadas no Apêndice I do CMS, das quais o Brasil é um estado de distribuição, se beneficiam da extensa rede de conservação do Brasil," afirmou o documento.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, ressaltou que a escolha de Campo Grande representa o reconhecimento internacional da importância do Pantanal para o planeta. “É um apelo urgente à consciência coletiva em defesa da vida e da natureza, que nos envia sinais claros sobre os imensos desafios ambientais que enfrentamos”, completou.

O fórum ocorrerá poucos meses após a COP30, programada para novembro de 2025, em Belém (PA), na Amazônia. A secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, considerou positiva a continuidade do diálogo global com a realização de duas COPs em um curto espaço de tempo. “A biodiversidade e as espécies migratórias dependem da ação coletiva dos países e o Pantanal será o cenário ideal para reforçar essa cooperação”, concluiu.

COP15 de Espécies Migratórias Silvestres será no Brasil em 2026

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Vasco enfrenta dilema: rescisão com Carille e multa de R$ 500 mil em pauta

Fábio Carille sob pressão no Vasco após derrota para...

Sessão solene da ALES reconhece 23 anos de atuação do Himaba em homenagem.

A Assembleia Legislativa (ALES) realizou uma sessão solene em...

Gerson valoriza renovação com o Flamengo e ressalta: “Não havia necessidade”

Flamengo renova contrato com Gerson até 2030 Na tarde de...

Newsletter

Mais Lidas

Região de Afonso Cláudio pede instalação de batalhão da PM à ALES para combater violência.

Na noite desta quinta-feira (3), durante a audiência pública...

Receita Federal registra 8,2 milhões de declarações do IR em 2025

Receita Federal Recebe Mais de 8 Milhões de Declarações...

Lula participa da Cúpula da Celac em busca de integração regional

Lula Participa da 9ª Cúpula da CELAC em Honduras O...

Botafogo busca jovem promessa argentina para repetir sucesso de Almada

Botafogo Foca em Álvaro Montoro, Promessa Argentina do Vélez...

Vasco enfrenta dilema: rescisão com Carille e multa de R$ 500 mil em pauta

Fábio Carille sob pressão no Vasco após derrota para o Corinthians A permanência de Fábio Carille no comando técnico do Vasco gera intensos debates nos...

Sessão solene da ALES reconhece 23 anos de atuação do Himaba em homenagem.

A Assembleia Legislativa (ALES) realizou uma sessão solene em homenagem aos 23 anos de atuação do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba),...

Gerson valoriza renovação com o Flamengo e ressalta: “Não havia necessidade”

Flamengo renova contrato com Gerson até 2030 Na tarde de terça-feira (08), o Flamengo confirmou a extensão do contrato com o meio-campista Gerson, significativo para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui